MINDSET – Imigração com mentalidade positiva

Proibido Vender através do LinkedIn
7 Janeiro, 2019
Portugal tem o sexto passaporte mais poderoso do mundo
10 Janeiro, 2019
Direcionamento

Quem imigra tem que ter muita coragem! Já ouviram isso? Mas acreditamos que muito além da coragem e antes de elaborar qualquer planejamento migratório, é necessário perceber a si mesmo e suas atitudes, principalmente o que te move!

O VPDICAS, como seu Canal de Dicas, também tem responsabilidade no Direcionamento. Para isso, trouxemos esse artigo sobre o que é Mindset e como podemos escolher racionalmente uma mentalidade positiva que é chamada de progressiva ou de crescimento.

Acreditamos ainda que esse pensamento racional e atitudes positivas podem influenciar diretamente quem nos rodeiam, seja família, amigos e a comunidade à que pertencemos. Vocês já perceberam como uma pessoa com uma história ou comportamento positivo também nos contagiam e nos inspiram? Imaginem que dessa forma, os imigrantes podem fazer uma enorme diferença em Portugal. Eu acredito e faço minha parte. Se você acredita, vamos juntar nossas forças e termos sucesso juntamente com os anfitriões lusitanos! Tudo é questão de escolhas.

Então, vamos primeiro compreender melhor o O que é Mindset?

Muito se ouve falar sobre mindset, mas você sabe o que esse termo realmente significa? É possível descrevê-lo como a mentalidade que cada um de nós tem em relação à vida.  Em termos práticos, o conceito significa o conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente nos nossos comportamentos e pensamentos.

Essa formulação pode ser a chave para alcançarmos sucesso ou não. Isso ocorre, pois o modo como você reflete sobre as situações determina como você irá agir e seus atos desenrolam em consequências positivas, neutras ou negativas. Então é só pensar em coisas boas que elas vão acontecer magicamente? Calma, que a vida não é tão simples assim. Continue lendo o texto para entender mais sobre o assunto!

O conceito segundo Carol S. Dweck

A ideia de obtermos sucesso por meio do nosso mindset vem de uma filosofia desenvolvida pela psicóloga Carol S. Dweck, que atualmente é reconhecida internacionalmente pelos seus esforços nesta área do conhecimento. A
professora de psicologia da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, explica que nosso mindset mostra o nosso modo otimista ou pessimista de enxergar diversas situações da vida e de como se portar diante delas. Após pesquisar durante muitas décadas, a especialista que é referência no assunto, chegou à conclusão de que existem dois tipos de mentalidades distintas: a fixa e a progressiva. Entenda mais sobre cada uma delas abaixo.

A atividade mental fixa é aquela que faz com que os indivíduos acreditem que se não nascem com determinadas capacidades e dons, naturalmente, também não podem desenvolvê-los ao longo do tempo. Geralmente, eles entendem que a inteligência deles está sendo colocada em julgamento a todo momento e se sentem inseguros em relação a isso. Essa tendência de não engajar impede que essa pessoa adquira novos conhecimentos que considera estarem em um nível de dificuldade maior do que ela pensa que é capaz.

Tanto no âmbito profissional como no pessoal, quem tem a mentalidade mais fixa demonstra mais pensamentos negativos e tem a inclinação de ficar estagnado e desmotivado diante de situações complicadas que fogem do comum. No trabalho é fácil identificar esse perfil! Basta analisar quem é o colaborador que nunca quer fazer atividades diferentes do que está acostumado, que não quer aprender novos conceitos, que sempre pede a opinião dos outros e que foge de grandes responsabilidades por ter medo de não conseguir lidar com elas corretamente.

O segundo tipo de mentalidade é chamada de progressiva ou de crescimento.

Os profissionais com este perfil são aqueles que estão destinados ao sucesso, pois buscam vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos diariamente. Também é simples encontrar esse tipo de funcionário no seu local de trabalho. É só verificar quem não tem medo de adquirir novas responsabilidades, está sempre estudando e se atualizando e que não desanima quando erra. Esse colaborador simplesmente irá rever o processo e se esforçar para entender o que e deve fazer para reverter a situação. Geralmente esse tipo de colaborador tem um crescimento bom na empresa ou já são líderes. Afinal, uma equipe precisa de uma pessoa motivada para guiá-la para os melhores resultados!

Como o mindset progressivo influencia nos resultados

Para conquistarmos nossos sonhos e objetivos, seja qual for a fase da vida, é preciso ter sempre foco no positivo, dedicação e autoestima elevada. Além disso, é essencial trabalharmos nossa resiliência, pois essa característica nos ajuda a superar as dificuldades e ainda traz o poder de ressignificar. Só assim, conseguiremos aprender com nossos erros e seguir em frente mais fortes e preparados.

Essa vontade de aprender, crescer e expandir as próprias possibilidades nada mais é do que o lema do mindset progressivo. Ninguém é uma ilha que não pode mudar e alterar o curso da sua própria história. Todos nós somos capazes de fazer diferente. Basta acreditar!

Quer ver um exemplo que envolve muitas pessoas do mundo? Quando nascemos não sabemos andar ou falar. Entretanto, estimulados por nossos responsáveis e comunidade que convivemos, poucos meses depois, muitos de nós estão andando e falando. Mais tarde, influenciados por novos conhecimentos e aprendizados nos tornamos grandes profissionais e, por meio de nossa expertise, somos capazes de alcançar resultados extraordinários.

Por José Roberto Marques  16 de março de 2018

Fonte: VPDICAS e

jrmcoaching

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.