Artigo patrocinado por
Acciona Mobilidade

10 razões para estudar em Portugal

Portugal é um destino inesquecível para todos os estudantes que querem ter uma experiência única de vivência universitária.

November 25, 2019
Por
Junior Silva

Portugal é um destino inesquecível para todos os estudantes que querem ter uma experiência única de vivência universitária, além disso, pesa a favor de Portugal a boa hospitalidade, gastronomia, tradição, história, tradição e modernidade, cultura e lazer.

1) Facilidade de comunicação

Falamos a mesma língua, o português, apesar de termos algumas expressões diferentes. O simples fato de não precisar comunicar-se em inglês, alemão, italiano ou espanhol ajuda muito os que não têm facilidade com outras línguas. Entretanto, muitas pessoas falam inglês em Portugal, pelo fato do país estar inserido na União Européia, ser uma região turística e, ainda, por algumas aulas, palestras e visitas guiadas, por exemplo, serem em inglês. Portanto, aproveite para perder o medo e praticar o inglês, espanhol ou italiano. Além disso, enriqueça o seu vocabulário com expressões portuguesas, mas de Portugal. Porque para eles nós falamos o “brasileiro” e eles sim falam o verdadeiro português.

2) Alojamento e Habitação

Portugal dispõe de muitas residências universitárias localizadas preferencialmente no centro das cidades e com acesso fácil aos diferentes polos universitários. Portugal dispõe ainda de variados hostels a preços reduzidos e com qualidade, tendo recebido vários prémios internacionais.

3) Segurança

A segurança é um ponto muito importante na escolha do estudante e é um dos pontos fortes de Portugal pois apresenta baixos indicadores de criminalidade violenta e é e considerado o 4º país mais pacífico do mundo.

4) Ensino de Excelência

Portugal oferece aos estudantes uma qualificada rede de universidades públicas e privadas e centros de investigação, mantendo intensa cooperação com instituições de ensino universitário de referência internacional. A qualidade das instituições de ensino superior portuguesas e da rede instalada no panorama mundial, qualificam Portugal como o 22.º melhor sistema educacional do mundo.

5) Desporto e Clima

O sol brilha 239 dias no ano! Portugal tem um clima mediterrânico e uma luminosidade única. É uma país com uma oferta muito diversificada de bares e restaurantes dotados de uma excelente gastronomia. Portugal proporciona a oportunidade para a prática de diversos desportos como por exemplo jogging, BTT, caminhadas, golfe, equitação, futebol ou skate. Algumas cidades com proximidade ao mar permitem ainda a prática do remo, canoagem, vela, surf e kitesurf.

6) Lazer e Diversão

Portugal é uma país onde durante todo o ano acontecem eventos variados, muitos deles com notoriedade internacional (o Rock in Rio, a Volvo Ocean Race ou The Tall Ships Races). Sem contar com inúmeros parques e locais para sentar e relaxar, ler um bom livro ou até mesmo estudar com uma vista incrível.

7) Custo de Vida

Portugal é um dos países mais baratos da União Europeia. O custo de vida é relativamente baixo se comparado aos outros países da Europa. Claro que dependendo da região em que você estiver o valor pode variar. Certamente com o passar dos anos Lisboa e Porto se tornaram mais caras para se viver, mas nada que uma procura mais aprofundada não encontre algo mais em conta para se morar. Certamente uma pesquisa de preços em mercados você achará algumas opções baratas.

8) Multiculturalismo e Hospitalidade

Os Portugueses são afáveis e espontâneos, 42% falam duas línguas estrangeiras e pelo menos 23% falam três línguas. Os idiomas mais falados são o inglês, francês e espanhol. Em muitas cidades de Portugal coexistem pacificamente numerosas comunidades oriundas do Brasil, Cabo Verde, Angola, Ucrânia, Índia, e China, entre outras nacionalidades europeias que estão em crescimento.

9) Cultura e Criatividade

A história perpassa a cada esquina quando passeamos por Portugal. À noite facilmente se encontram locais típicos onde pode ouvir Fado, canção nostálgica portuguesa. Portugal tem uma oferta variada de equipamentos culturais, lojas, locais de boémia e de lazer com forte ligação aos bairros tradicionais. Portugal é um país apaixonante e com uma enorme variedade de eventos culturais.

10) Fácil acesso às universidades

As Universidades em Portugal têm um processo seletivo mais prático, comparado com outros países. Este fato se dá porque mais de 30 Instituições de Ensino Superior em Portugal, aceitam a nota do ENEM como via de ingresso em Licenciatura. Para mestrados e doutorados os processos são diferentes, mas relativamente mais fáceis do que para outros países.

Bonus: Possibilidade de conciliar estudo com o trabalho

De todas essas vantagens, o que mais chama a atenção dos estudantes é a possibilidade de trabalhar durante seu curso. Também é certo que esse tempo que você está legalmente em Portugal estudando conta para você futuramente (após 5 anos) aplicar para a nacionalidade portuguesa.

Nossos parceiros tem uma equipa especializada em intermediar a admissão de candidatos em instituições Públicas/Privadas Portuguesas, seja através de colocação universitária em níveis de Graduação, Mestrado ou Doutorado. Nós cuidamos de toda a parte burocrática durante a candidatura e matrícula do estudante (incluindo encaminhamento a assistência para obtenção do visto de estudante) e guiamos o estudante em todo o processo, até a chegada em Portugal.

Entre em contato para mais informações. Além de todas dicas citadas acima, não esqueça a importância do seguro viagem, contrate o seguro seguindo o link e usufrua do desconto real de 10% seguroviagem.srv.br

Confira a relação de links úteis ao imigrante ou turista brasileiro


Esse artigo foi patrocinado por

Acciona Mobilidade

Aplicativo para o aluguel de motos e scooters elétricas. Mais de 4.500 unidades nas cidades de Lisboa, Madri, Barcelona, Sevilha e Valência. Pode circular em estradas fora da cidade.
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados