May 26, 2021
|
por
Ivete Quintela

As casas modulares e os imigrantes em Portugal

Uma solução simples e econômica na questão das moradias para os imigrantes em Portugal. Guia completo sobre casas modulares.

Por quê Portugal?

Expatriados consideram Portugal o 5º melhor país para viver e trabalhar em 2021.

Alguns dos expatriados "mais felizes do mundo" vivem em Portugal, o país que é o único a representar a Europa no 'top 10' no Expat Insider 2021.

Numa lista de 59 países de todo o mundo, Portugal foi considerado um dos destinos que apresenta melhor qualidade para viver e trabalhar, ocupando a quinta posição da tabela. E é mesmo considerado “o lar de alguns dos expatriados mais felizes do mundo”, revela o inquérito Expat Insider 2021 desenvolvido pela InterNations, que contou com a participação de 12.420 expatriados.

Neste estudo, cerca de 84% dos inquiridos dizem estar “felizes com a sua vida em geral” em território nacional. 

E há vários fatores que explicam esta satisfação: estes cidadãos estrangeiros que escolheram viver fora da sua pátria “gozam de elevada qualidade de vida no país, classificando Portugal em terceiro lugar neste índice”. Em destaque estão as opções de lazer locais, o clima ensolarado e a segurança, que os expatriados valorizam muito. Em declarações à InterNations, um expatriado britânico confirma que Portugal “é um lugar seguro e tranquilo” e acrescenta ainda que “é muito bonito, com boa comida, música, cultura e paisagens.” Depois há outras subcategorias em que Portugal está mais bem classificado do que a média, como é exemplo a acessibilidade dos cuidados de saúde em Portugal (73% dos inquiridos diz estar satisfeito), oportunidades de viajar (que satisfaz 86%) e o acesso fácil a serviços de telecomunicação (93% diz concordar).

Em resumo, Portugal ficou entre os dez primeiros lugares em três índices dos cinco analisados: qualidade de vida (3º), facilidade de fixação (9º) e custo de vida (9º). E, embora também tenha obtido bons resultados no Índice de Finanças Pessoais (14º), o Índice de Trabalho no Exterior é seu ponto mais fraco (36º).

Neste artigo falamos sobre como comprar casa e investir em Portugal

No campo ou na cidade, grandes ou pequenas, rústicas e tradicionais ou mais modernas e minimalistas. Hoje em dia há casas pré-fabricadas para todos os gostos (e carteiras) e uma panóplia de modelos que fazem furor lá fora e cá dentro. Feitas de madeira, aço ou cimento – e até cânhamo –, são adeptas da sustentabilidade e da eficiência energética, mas também da tecnologia, prezando a flexibilidade, conforto e adaptação às diferentes necessidades, tendo em conta os usos e contextos. E porque se trata de uma grande tendência, o idealista/news explica que a qualidade deste tipo de construção alternativa já supera a da construção tradicional, em muitos casos, tendo ainda como vantagens a rapidez e a sua montagem relativamente rápida e fácil.

Ainda segundo  o Idealista, as casas pré-fabricadas continuam a ganhar terreno, e o que se verifica na grande variedade dos projetos que existem, cada vez mais, é a maior qualidade. Desde cabines para fugir da cidade a casas pensadas para se integrarem no ambiente urbano, a versatilidade está a dar-lhes um protagonismo crescente.

Em Portugal, concretamente em Vale de Cambra, uma pequena cidade da área metropolitana do Porto, o estúdio de arquitetura Summary construiu o VDC, um complexo habitacional modular com elementos de betão pré-fabricado. "O projeto consiste num edifício de uso misto, prevendo habitação coletiva e espaços de serviços de uso indefinido, a implantar em Vale de Cambra, junto à estrada nacional 224", referem no site.

Neste artigo, explicamos tudo sobre as casas modulares 

Guia completo de como adquirir uma casa modular com a VP Dicas

Seguindo esta tendência e pensando em soluções para os nossos leitores imigrantes e mesmo para os portugueses, fizemos parceria com uma das melhores empresas do segmento em Portugal e já poderemos enfim, oferecer casas mais baratas e de qualidade, além de uma consultoria completa para a escolha dos terrenos conforme o perfil de cada um. Entretanto, temos todos os tipos de moradias ao dispor, desde esta solução low cost à verdadeiras mansões, e inclusive, os clássicos apartamentos em todo o país.  Explicamos sobre financiamento neste outro artigo.

Quais as vantagens de comprar uma Casa Modular?

As casas modulares por norma apresentam-se como casas elegantes, com plantas bem estruturadas e com preços padrões muitas vezes baixos. Mas estas não são as únicas vantagens.

  • Rápida produção e instalação- Desenvolvimento da sua casas desde 6 semanas*
  • Capacidade de serem movidas de local
  • Econômica - Preço acessível
  • Fácil instalação e implementação no terreno
  • Durabilidade prolongada
  • Máximo conforto  
  • Resistente- Preparadas para serem resistentes a sismos*, ao fogo** e a tempestades*** . * Até 6,9 na escala de Richter/ ** com materiais retardantes, permitindo uma resistência de 30 minutos****/  Com uma resistência de até 110km/h a correntes de vento perpendiculares à fachada da casa.
  • Seguras- Com sistema de segurança inteligente integrado que irá permitir monitorizar a sua casa onde quer que esteja, ora para detecção de intrusos, alerta de inundação ou de incêndio.
  • Expansível
  • Portátil- Com sistema de acoplamento modular, torna-se muito fácil adicionar novo(s) módulo(s).  
  • Ecológica- Como as nossas casas são fabricadas em ambiente controlado, poupam até 80% de desperdício, comparando com a construção tradicional. Amigas do ambiente - Sustentável.

O que é uma casa modular?

Uma casa modular é uma habitação feita numa fábrica certificada, que é transportada por módulos para o terreno onde será feita a sua montagem e acabamentos finais. Este tipo de casa, tal como explica o Doutor Finanças neste artigo preparado para o idealista/news, requer uma preparação antecipada do terreno, por norma a cargo do comprador, e são vistas como uma ótima solução para quem pretende a construção de uma casa própria em pouco tempo. Em relação ao seu aspeto é possível construir uma casa modular com um estilo moderno, mas também existem empresas que oferecem opções mais rústicas ou minimalistas.

Quanto tempo demora em média a construção de uma Casa Modular | Gama Habitacional?

O tempo médio de construção é de 2 a 3 meses. 

Procuro um terreno para ter uma casa modular. O que aconselham?

Em primeiro lugar, deverá analisar terrenos na localidade de interesse que tenham dimensões para instalar uma casa modular com a área que pretende. 

Na maioria dos casos, poderá apenas ocupar 30% do terreno. Solicite ao vendedor a declaração da Câmara Municipal relativa à viabilidade de construção. Caso a Declaração não exista, solicite os dados de registo do terreno (artigo matricial, morada completa e localização em mapa) e solicite-a à Câmara Municipal. Em alguns casos, uma reunião com o Departamento de Urbanismo é mais eficaz para obter informações tais como: viabilidade e construção, área de implantação, número de pisos e distâncias dos vizinhos.

Que características deverá ter o terreno?

O terreno deverá estar o mais nivelado possível, de forma a que a preparação do mesmo seja o mais econômica possível.

Uma Casa Modular necessita de licenciamento?

A Casa Modular requer uma licença de construção e uma licença de utilização, sendo registada na Conservatória e nas Finanças e é um bem transacionável como uma habitação tradicional. 

Poderei colocar uma Casa Modular num terreno rústico ou agrícola?

Na maioria dos municípios, os terrenos agrícolas e rústicos não permitem o licenciamento de construção para habitação. Assim, deverá confirmar junto da Câmara Municipal a viabilidade de instalação de uma Casa Modular.

Que tipo de construções modulares executam?

Edificamos Casas Modulares térreas personalizadas.

Que tipo de personalização poderei ter na minha casa?

Selecionando um modelo dos já catalogados, poderá  escolher os materiais da fachada exterior e interior, mobiliária da cozinha e casa de banho.

Modelo T1 e temos também T2, T3 e outros.
Modelo T1, temos também T2, T3 e outros

Poderei pedir um crédito bancário para essas casas?

Sim,  há entidades bancárias que têm linhas de crédito específicas para habitações modulares, que por norma, têm um limite de 25 anos.

O que está incluído no preço?

Inclui a Casa Modular, com todos os componentes estruturais, funcionais (instalação elétrica, água e saneamento), de isolamento, como toda mobília de casa de banho e de cozinha (com placa de vitro cerâmica, exaustor e termoacumulador eléctrico)

Com a opção de chave na mão incluiremos o licenciamento, transporte com grua, montagem e construção da base de trabalho (alicerces).

O que está incluído no preço?

Caso opte pela solução “Chave na Mão”, o preço inclui:

  • Todo o equipamento para além do descrito;
  • Transporte;
  • Montagem;
  • Licenciamentos e projetos;
  • Ligações às redes prediais.
  • Trabalhos da construção civil;

Caso não opte pela solução Chave na Mão, então os itens acima serão de responsabilidade do comprador.

Como poderei ver uma casa modelo?

Bastará para isso entrar em contacto conosco e teremos todo o gosto em apresentar-lhe no nosso Centro de Exposição ou Showrooms a qualidade da nossa construção.

Dispõe do serviço de licenciamento das vossas casas?

Dispomos de serviço de licenciamento, bastando requerer este serviço adicional. 

Qual a Classe Energética dos vossos modelos?

Estima-se entre A e B para o Segmento Premium e B-C para Segmento Simples. Depende de diversos fatores, tais como, a disposição da casa no terreno e materiais utilizados.

As plantas base são vinculativas ou é possível existir personalização?

É possível não só alterar a disposição das divisões como também a cor do mobiliário da casa de banho, cozinha e pavimento. 

Que manutenção exige este tipo de habitação?

A nossa solução construtiva tem como manutenção as pinturas: exteriores (capoto ou madeira de pinho) ou interiores (pladur).

As Casas Modulares pagam impostos?

Sim, é necessário o pagamento de IMI. 

Como é transportada cada casa?

Cada modelo é decomposto em vários módulos e transportado com recurso a um camião especial.

Quais as diferenças entre uma Casa Modular e uma Casa Tradicional?

As nossas Casas Modulares têm condições de habitabilidade superiores, são construídas em 25% do tempo de uma casa tradicional e têm preços competitivos tendo em conta a qualidade da construção.

Quantos anos têm de garantia as vossas Casas Modulares?

Para casas licenciadas a oferecemos uma garantia contratual de 5 anos contra qualquer defeito. No caso de adquirir uma casa e não pretender que a mesma seja licenciada a garantia passará a ser de 2 anos.

O que é necessário para um estrangeiro, imigrante ou não comprar uma casa em Portugal?

Pode ser comprada online?

Sim, inclusive oferecemos toda a consultoria para a escolha do local, filmamos e passamos relatórios personalizados, e claro, também fazemos o NIF do interessado. Portanto, o suporte necessário para você chegar no aeroporto e ir diretamente para sua nova casa.

Voucher “VPDICAS” 

Para todos os compradores, oferecemos uma prenda (presente) para sua nova casa: um jogo de cama completo ou uma cafeteira elétrica. Basta utilizar o voucher “VPDICAS” na hora de assinar o contrato, inclusive, constará esse item no vosso contrato.

Pronto para escolher seu modelo? 

Preencha esse formulário para falarmos com você o quanto antes, pois existe uma fila de espera, e você não quer ficar para o final, não é mesmo?


Esse artigo foi patrocinado por

PASS - Portugal Assessoria Jurídica Migratória

Assessoria especializada em serviços Jurídicos e Migratórios, parceiros do VP Dicas - Confiança e eficiência na sua imigração para Portugal
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados