February 11, 2021
|
por
Ivete Quintela

Como empreender em Portugal e Europa

MitUP e VPDicas estão unidas em uma parceria para fornecer aos empreendedores imigrantes as ferramentas para seu sucesso.

O empreendedorismo é um dos principais fatores de criação de emprego e inovação, sendo realmente uma das melhores formas de combater a crise econômica.

Empreender em um país que não é o nosso é algo desafiador e exige muito conhecimento, preparação e força de vontade. Isso claro, se queremos que nosso negócio prospere! Mas como fazer isto? Como planejar um projeto, seja de qualquer porte, e que envolve desde questões migratórias até um mundo novo de obrigações, regras e documentos?

Responder a esta pergunta (e ajudar a executar!) é o objetivo em comum da MitUP e VPDicas, que agora estão unidas em uma parceria para fornecer aos empreendedores as melhores condições para o sucesso de seus projetos. 

Sobre a MitUP e a parceria com VPDicas

Na nossa opinião o empreendedorismo é o caminho que permite realizações que a opção “tradicional” de emprego não costuma oferecer. Acreditamos que todo empreendedor merece o apoio em todas as áreas que não domina para conseguir concretizar seus planos, seus sonhos. E sabemos que sempre que iniciamos um negócio, fazemos porque somos bons naquilo que fazemos. Mas isto por si só não basta. É preciso cuidar da gestão, de questões estratégicas, financeiras, de orçamentos a fluxo de caixa, de gerir pessoas e talentos, dentre outros desafios.

Preparamos uma entrevista em vídeo, onde nossos parceiros da MitUP respondem ponto a ponto os motivos de terem escolhidos a VPDICAS como parceiros nesta jornada e como podem efetivamente estar ao lado dos empreendedores e dos futuros empreendedores imigrantes em Portugal.

Questões presentes no vídeo  

  1. O que é a MitUP?
  2. Por que a parceria com a VP Dicas?
  3. Como a MitUP pode ajudar a comunidade e clientes da VP Dicas?
  4. Como a MItUP pode ajudar/apoiar minha empresa ou ideia de negócio?
  5. Como é empreender em Portugal e na Europa? Quais os desafios? (com Pedro)
  6. Questões comerciais e tributárias
  7. Já tenho empresa em Portugal como a MitUP pode me ajudar?
  8. O que é necessário para empreender fora do nosso país “de origem”?
  9. Existem programas de investimento nas empresas em Portugal?
  10. Como posso me preparar para uma viagem e mudança de vida tão grande?
A falta de conhecimento e apoio nestas área pode colocar todo o negócio à perder! É preciso ter apoio para sobreviver e vencer!

Importante ter o apoio em tudo o que não temos conhecimento suficiente para fazer bem feito, talvez por não termos tempo ou não termos os recursos adequados. É preciso planejar e preparar-se bem para empreender.

Nossa proposta, em parceria com a VPDicas, é contribuir não só com informação de qualidade mas também com um apoio à concretização e operação do projeto de migração e empreendedorismo.

Como é a atuação da MitUP?

A MitUP atua em todas as etapas de um negócio. Desde o planejamento inicial e elaboração de Plano de negócios, Projeto de investimento ou estudos de viabilidade até ao efetivo apoio à gestão e operação da empresa.

O que é necessário para empreender fora do nosso país “de origem”?

As questões comportamentais e psicológicas são as mais importantes pois todo o resto é possível de ser aprendido ou contratado com muito mais facilidade.

É preciso que tenhamos consciência de quem somos, do que queremos, conhecer nossos desejos, medos, qual nosso nível de aversão ao risco. Fazendo isso evitamos surpresas, conseguiremos ter a clareza do que buscamos (ou do que estamos fugindo), o que esperar e o que faríamos se algo corresse mal.

As questões práticas também possuem o mesmo remédio. Mas com um benefício: podemos contratar serviços para nos apoiar como o apoio à migração da VPDicas ou os serviços MitUP para o apoio ao empreendedorismo.

https://www.vpdicas.com/artigos/representacao-fiscal-em-portugal-e-abertura-de-atividades

Existem programas de investimento nas empresas em Portugal?

Sim! Felizmente existem muitas opções de financiamento, desde às tradicionais de financiamento bancário aos programas de fundos europeus.

Existem diversos tipos de apoios para contratação, alguns aplicáveis diretamente através dos centros de emprego (IEFP) como a contratação de mão de obra qualificada, desempregados ou estágios, para outros é preciso é uma candidatura específica para a empresa junto ao órgão gestor destes fundos comunitários.

Os projetos de apoio com componentes a fundo perdido (sem necessidade de devolução) são incríveis e permitem um grande apoio a bons projetos que tragam benefícios para o país.

Incentivos para luso descendentes

Existem também incentivos para portugueses e luso descendentes que tenham emigrado e queiram retornar para Portugal, por exemplo. Ele traz benefícios para quem firmar contrato de trabalho por conta de outrem ou até mesmo a criação do próprio emprego. É importante saber que existe o interesse do Estado português em atrair os investidores da diáspora para operarem em Portugal ou mesmo o retorno para o mercado de trabalho local. Mas o dinamismo da criação e disponibilidade destes fundos é muito grande e é preciso verificar o que está disponível no momento da elaboração do projeto.

Vamos à isso!


Esse artigo foi patrocinado por

PASS - Portugal Assessoria Jurídica Migratória

Assessoria especializada em serviços Jurídicos e Migratórios, parceiros do VP Dicas - Confiança e eficiência na sua imigração para Portugal
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados