April 16, 2021
|
por
Fabiane Machado

Como encontrar seu antepassado português para obtenção da Cidadania Portuguesa

Pode ser mais fácil do que parece. Basta saber onde e como procurar seus antecedentes. Explicaremos tudo!

O que é Genealogia?

É uma disciplina auxiliar da História que estuda a origem e a descendência de famílias e estirpes (linhagens) para traçar um mapa das ligações biológicas e de afinidade entre diferentes indivíduos e gerações. Os genealogistas usam registros históricos, entrevistas orais, análise genética e fontes secundárias (tratados) para construir árvores genealógicas. Através da genealogia você poderá investigar a sua ligação com um antepassado português e, consequentemente, permitirá que você e a sua família solicitem a cidadania portuguesa. 

O que você precisa saber sobre genealogia

Se você é uma das milhões de pessoas que pegaram o bug da genealogia e estão ansiosas para aprender mais sobre o passado de sua família, você precisará de alguns recursos para ajudá-lo. Afinal, a jornada requer navegar na teia multigeracional de nascimentos, casamentos, migrações e marcos que o tornaram único.

Felizmente, o crescente interesse em genealogia e testes de DNA tornou fácil para genealogistas amadores descobrirem insights profundos sobre de onde vieram. Com ferramentas de genealogia e de construção de árvore genealógica, você pode descobrir suas origens remotas e descobrir mais sobre quem você é e de onde veio, tudo no conforto do seu computador. 

Uso de ferramentas de genealogia

Entrevistar um avô só pode levar você até certo ponto. Para realmente aprender sobre a história de sua família, você terá que voltar centenas de anos ou mais.

Antes das ferramentas de construção de árvore genealógica, a pesquisa genealógica normalmente incluía horas gastas vasculhando registros do governo, materiais de arquivo, recortes de jornais e outros recursos que provavelmente são difíceis de rastrear - ou podem até estar em um idioma diferente.

Quais as ferramentas de construção de árvore genealógica?

É aqui que entram as ferramentas de genealogia e construção familiar. Usando vastos bancos de dados históricos e ferramentas interativas, eles fazem todo o trabalho duro para você, recuperando automaticamente até as informações mais antigas ou obscuras que podem lançar uma nova luz sobre a história da sua família. 

E com a tecnologia de correspondência de última geração, eles podem até mesmo combinar automaticamente sua árvore genealógica com outras que compartilham ancestrais semelhantes, conectando você a outras pessoas que têm peças importantes do quebra-cabeça - e talvez até mesmo compartilhem seu DNA. 

Lembrando que para os cidadãos nascidos antes de 1911, as buscas deverão ser feitas diretamente nos Arquivos Distritais, pois até este ano não existiam cartórios civis e os cidadãos portugueses eram registrados nas igrejas.


Principais informações para iniciar sua busca

São necessárias algumas informações mínimas como:

Por onde devo começar?

Para começar o processo de busca de certidões em Portugal e obter a sua cidadania portuguesa, você deve iniciar a busca destas informações através de outros documentos do seu familiar português, falando com familiares (no Brasil e em Portugal) e na colheita de informações sobre seus antepassados.

O objetivo é tentar recolher o máximo de informação sobre o local de nascimento do antepassado português.

Como procurar seus antepassados?

Caso a pessoa não tenha nenhuma informação sobre o ascendente, existem os algumas diretrizes e sites que podem auxiliar nessa busca de informações, tais como;

Comece a construir sua árvore genealógica

Veja esses três primeiros passos:

1. Procura de documentos entre seus familiares

  • Certidão de Nascimento - O primeiro documento de um estudo genealógico é a sua certidão de nascimento. Nela estão contidas as informações básicas da sua história: sua filiação e os nomes dos seus avós, tanto maternos quanto paternos.
  • Documentos dos seus pais - Pesquise a documentação dos seus pais: certidões de nascimento, de casamento e de óbito. 
  • Faça o mesmo com os documentos dos seus avós e bisavós. 
  • Converse com os membros mais velhos da família, pois alguns deles assumem o papel de guardião desses documentos.

Veja: A certidão de nascimento via de regra nos informa mais duas gerações: pais e avós. As certidões de casamento e óbito informam os nomes da geração imediatamente anterior, por exemplo, a certidão de casamento dos seus avós traz também os nomes dos seus bisavós.

2. Cartórios e arquivos paroquiais

Em falta dessas certidões, descubra o local de nascimento, casamento ou óbito dos seus ancestrais.Dessa maneira, você pode consultar os cartórios dessas regiões e solicitar tais documentos. Muitos cartórios brasileiros e portugueses já estão completamente digitalizados. Por norma desde 1 de Janeiro de 1889 todos os registros civis passaram a ser registrados pelo Estado brasileiro. Antes disso, esses registros eram feitos pela Igreja católica através das paróquias. Portanto, será nos assentos paroquiais — nada mais  que livros onde estão registrados os batismos, matrimônios e óbitos — que você poderá encontrar as informações sobre seus ascendentes antes de 1889.

3. Sites de genealogia

Há sites que disponibilizam registros genealógicos e que ajudam a construir a sua árvore genealógica. Alguns, inclusive, conectam você com outros parentes distantes. 

O número de ferramentas disponíveis para construir uma árvore genealógica está crescendo rapidamente. Trouxemos os oito melhores:

1 - MyHeritage -  Um dos melhores para banco de dados global e correspondência familiar.

2 - Familysearch - Um dos melhores bancos de dados para correspondência familiar

3 - Ancestrais - Melhor para ler registros históricos.

4 - Findmypast Best Melhor para ascendência inglesa ou irlandesa

5 - OneGreatFamily - Melhor para raízes incomuns

6 - Genes reunidos - O melhor para ascendência inglesa, irlandesa e galesa

7 - Legacy Tree Genealogist - Melhor para a contratação de genealogistas treinados para projetos personalizados

8 - JustAnswer - Melhor para conselhos de pesquisa de especialistas

Assessoria completa e dando entrada diretamente em Portugal

Oferecemos serviço pago de assessoria, entre em contato conosco, e obtenha mais detalhes para obter a sua nacionalidade portuguesa! Estamos à disposição para lhe atender!

O nosso trabalho é realizado por especialistas em Cidadania Portuguesa. Sabemos exatamente o que precisa ser feito do início ao fim, sem delongas e com orçamento justo. Conosco você pode ter a tranquilidade de obter a Cidadania Portuguesa para você e toda sua família.



Esse artigo foi patrocinado por

PASS - Portugal Assessoria Jurídica Migratória

Assessoria especializada em serviços Jurídicos e Migratórios, parceiros do VP Dicas - Confiança e eficiência na sua imigração para Portugal
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados