March 1, 2021
|
por
Ivete Quintela

Confira os principais desafios para empreender em Portugal

A preparação para empreender com sucesso em outro em outro país, envolve muito mais do que conhecimento e dinheiro.

Quais os principais desafios para empreender em Portugal e na Europa?

Podemos listar alguns desafios e pontos importantes a serem considerados. E logo de início já traremos um spoiler: a preparação para um projeto de sucesso envolve muito mais do que conhecimento do negócio em si, dinheiro e questões tributárias.

É preciso considerar que um projeto de imigração e empreendedorismo pode nunca atingir o sucesso se em meio ao processo o empresário decidir voltar pois as dificuldades foram maiores, como a saudade “de casa”, por exemplo.

Além disso, outras coisas impedem o desenrolar da vida por aqui, como a falta de preparo para lidar com as adversidades que foi posta em teste por muito tempo. Infelizmente conhecemos muitas histórias de bons projetos abandonados por motivos emocionais e/ou psicológicos e comportamentais.

Preparo emocional

  • Primeiro ponto: Prepare seu emocional! Esteja aberto à nova cultura e hábitos e conheça as possíveis dificuldades!

A adaptação aos hábitos locais e o conhecimento das diferenças entre os países permitirá adequar-se à comunicação mais formal de Portugal, por exemplo, e também oferecerá oportunidade de implementar técnicas ou ferramentas que no Brasil são mais desenvolvidas, como o comércio eletrônico, por exemplo.

  • Segundo ponto: Esteja pronto para se adaptar à cultura e aos hábitos de seu novo país!
  • Terceiro ponto: e por último mas não menos importante: as questões práticas de mercado e operação.É preciso conhecer as especificidades do mercado onde quer atuar. Concorrência, possibilidades de expansão e as questões

práticas como tributação. 

Sistema Tributário

O mercado único da U.E é o caminho natural para toda empresa que quiser

operar em Portugal. É preciso preparar-se para tal (a pandemia veio mostrar isto. Operar localmente com um mercado em lockdown é algo arriscadíssimo). Em compensação o sistema tributário é muito mais simples e permite um planejamento operacional muito

mais simples. O que acaba por inclusive reduzir custos operacionais (sem confusão de ICMS com alíquota variável, ISS, PIS, Cofins e toda a carga tributária brasileira).

Quer conhecer um pouco mais sobre “Como empreender e ter sucesso na Europa: Portugal”?

Nosso parceiro MitUP & Me irá realizar uma live no dia 18 de março para apresentar os principais desafios e outros tópicos como :

  1. Fundos europeus de investimento 
  2. Como planejar uma mudança internacional.

Até lá iremos enviar semanalmente mais conteúdo sobre este assunto para que você possa se preparar para o evento!

Veja nosso convite para participar da live no dia 18 de Março. Não perca!

Cadastre-se para participar da live aqui!


Esse artigo foi patrocinado por

PASS - Portugal Assessoria Jurídica Migratória

Assessoria especializada em serviços Jurídicos e Migratórios, parceiros do VP Dicas - Confiança e eficiência na sua imigração para Portugal
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados