Artigo patrocinado por
NIF ONLINE
November 17, 2021
|
por
Ivete Quintela

Custo de Vida em Portugal

Destacamos as principais informações que podem ajudá-lo a se organizar e também prever seu custo de vida em Portugal. 

O cálculo do custo de vida é um dos itens mais importantes do planejamento de quem está se preparando para mudar para Portugal. Para poder programar o valor que você precisará investir mensalmente para viver no país, é preciso conhecer a média de preços praticados nas cidades portuguesas.

Neste artigo, destacamos as principais informações que podem ajudá-lo a se organizar financeiramente para poder prever o seu custo de vida em Portugal. 

O custo de vida pode variar bastante

Primeiramente, é importante esclarecer que assim, como em outros países, existe uma variação no custo de vida quando se comparam cidades maiores e menores. No caso de Portugal, a maior diferença é devida aos 

valores gastos com habitação

Mas, além da moradia, outros custos também podem ser bem mais acessíveis fora das maiores cidades. Alguns exemplos são os valores dos transportes públicos, o preço cobrado por refeições em restaurantes e o valor de uma escola de educação infantil.

Em Lisboa, por exemplo, uma refeição num restaurante econômico custa, em média, 9,75 euros. No Porto, o valor ronda os 7 euros e em Viseu são 6 euros.

O valor mensal de uma creche em Lisboa é de 426 euros e no Porto é 340 euros. Esse valor é muito inferior no interior, em Viseu a mensalidade de uma creche é de cerca de 200 euros e em Barcelos esse custo cai para 170 euros.

Fazemos uma simulação para a compra do seu imóvel financiado em Portugal

Diferença no preço do aluguel

Dentro de uma mesma cidade os valores já podem variar bastante entre os imóveis localizados no centro e fora da região central. Na comparação entre as maiores e as menores cidades, a diferença é ainda maior.

Para que você tenha uma ideia mais clara, veja esta comparação entre os valores atuais dos aluguéis (arrendamentos) de um apartamento de três quartos em Lisboa e no Porto.

De acordo com o site Numbeo, que registra o custo de vida médio em centenas de cidades, o aluguel de um apartamento no centro de Lisboa custa entre 1200 e 2100 euros. Fora do centro, estes valores ficam entre 850 e 1600 euros.

No Porto, um apartamento de três quartos no centro custa entre 900 e 1800 euros. Nos bairros mais afastados da região central, o preço varia de 700 a 1200 euros.

Custo do aluguel nas cidades menores

Ao verificar os valores cobrados em cidades do interior, a diferença nos valores é ainda mais gritante. Na cidade de Covilhã, no centro do país, o mesmo tipo de apartamento custa de 370 a 550 euros no centro e de 350 a 450 euros nos bairros fora da região central.

Já na cidade de Barcelos, no norte, um apartamento de três quartos custa de 400 a 450 euros no centro. Fora do centro, o valor é ainda mais baixo, entre 350 e 375 euros.

Leia também este artigo com dicas sobre como e onde escolher um imóvel em Portugal.

Faça aqui o seu primeiro documento português online e seguro.

Fatores que mais influenciam no custo de vida

Além da cidade escolhida e do valor cobrado nos aluguéis, existem outros gastos que podem aumentar ou reduzir o valor do orçamento do mês. Listamos os principais abaixo, para que você possa avaliar e calcular o seu custo de vida em Portugal.

Estilo de vida

Definitivamente o estilo de vida influencia diretamente no valor total dos gastos mensais. O custo do estilo de vida pode ser entendido como todos os outros gastos que são feitos além das contas básicas com moradia, alimentação, saúde e educação.

E quando falamos em estilo de vida, consideramos aspectos muitos variados, como a quantidade de refeições feitas em restaurantes, compras variadas e os gastos com atividades de lazer e cultura.

Veja algumas dicas para ajudá-lo a escolher a cidade ideal para viver em Portugal

Ter um carro

O tipo de transporte escolhido também influencia bastante. Quem opta por ter um carro (ao invés de usar o transporte público ou serviços partilhados, como o Uber) deve incluir no orçamento os gastos referentes ao veículo, que são vários.

Os mais comuns são combustível ou abastecimento elétrico, pagamento de estacionamento, pedágios (portagens), manutenção, inspeção periódica, seguro obrigatório para terceiros, Imposto Único de Circulação (IUC) e eventuais multas.

Número de pessoas na família

Este item não poderia faltar na lista, já que o número de pessoas que compõem a família influencia em boa parte dos gastos. Proporcionalmente ao número de pessoas, os custos com transporte público, alimentação e lazer crescem.

Pessoas que têm filhos em idade escolar também não podem deixar de considerar esse gasto. Ainda que os filhos estudem nas excelentes escolas públicas portuguesas, é preciso apontar os valores investidos em material escolar, livros, alimentação e transporte.

Observação: os gastos com compras em supermercados são os que apresentam menor variação entre as cidades.

Exemplos de custo de vida

Para demonstrar na prática os custos mensais em Portugal, listamos a seguir a média dos principais gastos em três cidades portuguesas: Lisboa (sul), Porto (norte) e Caldas da Rainha (centro). 

Os dados utilizados foram recolhidos nos sites Numbeo e Expatistan em outubro de 2021.

Custo de vida em Lisboa

Time Out Lisboa

Para viver na capital portuguesa é preciso despender de uma boa quantia, já que é a cidade mais cara do país e uma das mais caras do mundo para morar (é a 83ª cidade mais cara do mundo em 2021).

  • Aluguel de apartamento de um quarto no centro: 847 euros.
  • Aluguel de apartamento de três quartos no centro: 1595 euros.
  • Serviços básicos (eletricidade, água e aquecimento): 130 euros.
  • Custo médio de supermercado: 125 euros (por adulto).
  • Refeição completa em restaurante médio para duas pessoas: 40 euros.
  • Pacote com internet de 60 Mbps: 36 euros.
  • Bilhete único de transporte público: 1,80 euros.
  • Passe mensal de transporte público: 40 euros.
  • Bilhete de cinema: 7 euros.

Para calcular o custo de vida em Lisboa, utilize a calculadora custo de vida publicada pela Rádio Renascença.

Custo de vida no Porto

Porto, Portugal

Morar no Porto não custa tão caro como morar em Lisboa, mas a segunda maior cidade do país também tem um custo de vida elevado. Os principais gastos são:

  • Aluguel de apartamento de um quarto no centro: 670 euros
  • Aluguel de apartamento de três quartos no centro: 1207 euros.
  • Serviços básicos (eletricidade, água e aquecimento: 112 euros.
  • Custo médio de supermercado: 120 euros (por adulto).
  • Refeição completa em restaurante médio para duas pessoas: 35 euros.
  • Pacote com internet de 60 Mbps: 32,80 euros.
  • Bilhete único de transporte público: 1,55 euros.
  • Passe mensal de transporte público: 37,50 euros.
  • Bilhete de cinema: 6,60 euros.

Custo de vida em Caldas da Rainha

Caldas da Rainha, Oeste de Portugal

Na cidade de Caldas da Rainha, assim como em outras cidades menores, o custo de vida é bem mais barato. Como você poderá observar, a maior economia fica por conta dos valores com aluguéis, que são muito mais baixos.

  • Aluguel de apartamento de um quarto no centro: 425 euros.
  • Aluguel de apartamento de três quartos no centro: 582 euros.
  • Serviços básicos (eletricidade, água e aquecimento): 92 euros.
  • Custo médio de supermercado: 135 euros (por adulto).
  • Refeição completa em restaurante médio para duas pessoas: 26 euros.
  • Pacote com internet de 60 Mbps: 38 euros.
  • Bilhete único de transporte público: 1,10 euros.
  • Passe mensal de transporte público: 30 euros.
  • Bilhete de cinema: 7,35 euros.
Saiba tudo aqui!

Como calcular o custo de vida em Portugal

Para poder fazer um cálculo aproximado dos seus gastos mensais no país, o recomendável é fazer uma planilha e apontar os compromissos financeiros que você tem normalmente (no seu estilo de vida), além de outros que imagina que terá no país.

Depois disso, confira os valores médios praticados em Portugal e faça suas contas para ter uma ideia aproximada de qual será o seu custo mensal.

Sites para acompanhar o custo de vida

Para que você possa acompanhar a atualização do custo de vida no país e organizar a previsão do seu orçamento mensal em Portugal, é recomendável que acompanhe sites que mantêm os valores sempre atualizados.

Verifique os dados do Numbeo e do Expatistan. Neles, você pode verificar o preço médio dos principais produtos e serviços que fazem parte do custo de vida mensal, tanto na média nacional, como em cada cidade. Além disso, existe a opção de comparar os custos entre diferentes cidades.

Para verificar as ofertas e preços de imóveis para aluguel e compra, indicamos que acesse os portais Idealista e Imovirtual. Nestes sites também é possível checar os valores cobrados por metro quadrado em cada cidade portuguesa (tanto para compra, como para aluguel de imóveis).

Esse artigo foi patrocinado por

NIF ONLINE

OBTER SEU NIF EM PORTUGAL NUNCA FOI TÃO FÁCIL! Auxiliamos em todo o processo junto às autoridades portuguesas para obter o seu NIF sem complicações.
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados