Artigo patrocinado por

Dicas de Empreendedorismo

Esse artigo, visa contribuir para o sucesso do empreendedor, por meio da descrição de cinco dicas importantes

April 25, 2019
Por
Antonio Paulo de Oliveira

Inicialmente cabe destacar que o conteúdo deste artigo, visa contribuir para o sucesso do empreendedor, por meio da descrição de cinco dicas importantes que precisam ser implementadas no dia a dia do empreendedor e de sua empresa, principalmente no sentido de melhorar a prestação de serviços aos clientes.

Ressalto que objetivando facilitar e ampliar o entendimento referente a descrição de cada dica, acrescentei uma recomendação especial, respectivamente. Também se torna necessário informar que a prestação de serviços está presente em todos os segmentos da economia, seja como serviço principal ou como serviços adicionais.

Identifique as reais necessidades e expectativas do cliente.

Recomendação: é necessário inicialmente que sejam definidos entre ambas as partes (cliente e prestador de serviços), por meio de documento, todos os aspectos relativos ao serviço à ser prestado. Dessa forma, durante o processo serão evitados desperdícios, retrabalhos, custos adicionais, bem como a insatisfação do cliente.

Avalie todas as etapas do processo de cada serviço.

Recomendação: eficiência em cada etapa do processo e eficácia no resultado devem ser premissas do empreendedor em relação à prestação de serviços. Assim sendo, o tempo gasto em cada etapa, o cumprimento de prazo, os recursos utilizados, as falhas ocorridas, o desempenho de cada pessoa, como também as opiniões do cliente no tocante ao serviço prestado, precisam ser avaliados para identificar os pontos positivos e as melhorias necessárias.

Informe para o cliente quais os benefícios que ele vai receber ao contratar o serviço de sua empresa.

Recomendação: implemente estratégias de “marketing” no sentido de apresentar quais os benefícios que efetivamente são do interesse do cliente e que ele vai receber. O empreendedor tem que direcionar as suas estratégias não só para o preço de venda, mas também para os benefícios percebidos pelo cliente.

Escute as opiniões de seu cliente em relação ao serviço prestado.

Recomendação: o empreendedor deve implementar práticas para identificar no ponto de vista do cliente, quais os aspectos relevantes, quais os aspectos que precisam ser melhorados, bem como as sugestões e outros comentários. Contudo, não basta apenas escutar o cliente, se faz necessário implementar a curto prazo um plano de ações de melhorias, tendo como base o conteúdo da avaliação do cliente em relação ao serviço prestado pela empresa.

Invista na sua equipe de trabalho.

Recomendação: quanto tempo gasta um empreendedor com retrabalhos de tarefas, com desperdícios de materiais, ociosidade da equipe, mau atendimento ao cliente, uso inadequado de tecnologia e com a insatisfação da equipe de trabalho? Portanto, as pessoas precisam estar qualificadas, capacitadas, comprometidas e motivadas.

Contacto: apogestao@terra.com.br

Esse artigo foi patrocinado por

Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos em destaque