Imigrar exige bom planejamento, seguir regras e ficar atento à cultura e Leis locais para evitar problemas no país anfitrião
Imigrar exige planejamento, inclusive muitas pesquisas e seguir umas regras, também ficar atento a cultura e a algumas Leis que mudam de acordo com o tipo de visto/entrada no país anfitrião. É preciso tomar alguns cuidados para evitar coimas (multas), prisão e até deportação. Apresentamos algumas similaridades e diferenças entre Portugal e Brasil, e além disso, muitas outras dicas para uma melhor adaptação em terras lusitanas. Venha conosco.
Apesar dos brasileiros falarem o Português, existem diferenças em algumas palavras ou mesmo no sentido das palavras que são habitualmente usadas no Brasil. São tantas as diferenças que devem ser muito atentos para não cometerem nenhum problema de interpretação, principalmente nos órgãos públicos. Bicha em Portugal, por exemplo é fila. Rapariga é moça no Brasil. Veja outros exemplos:
1. Acostamento (no Brasil) – berma (em Portugal)
2. Apontador (no Brasil) – afia-lápis (em Portugal)
3. Aposentadoria (no Brasil) – Reforma/pensão (em Portugal)
4. Bombeiro (no Brasil) – canalizador (em Portugal)
5. Bonde (no Brasil) – eléctrico (em Portugal)
6. Bunda (no Brasil) – rabo (em Portugal)
7. Camiseta (no Brasil) – camisola (em Portugal)
8. Cavanhaque (no Brasil) – pêra (em Portugal)
9. Descarga (no Brasil) – autoclismo (em Portugal)
10. Esparadrapo (no Brasil) – adesivo (em Portugal)
11. Estepe (no Brasil) – pneu sobresselente (em Portugal)
12. Fila (no Brasil) – bicha (em Portugal)
13. Goleiro (no Brasil) – guarda-redes (em Portugal)
14. Grampeador (no Brasil) – agrafador (em Portugal)
15. Ônibus (no Brasil) – autocarro (em Portugal)
16. Parada (no Brasil) – paragem (em Portugal)
17. Privada (no Brasil) – retrete (em Portugal)
18. Sorvete (no Brasil) – gelado (em Portugal)
19. Terno (no Brasil) – fato (em Portugal)
20. Trem (no Brasil) – comboio (em Portugal)
Além disso, se o seu objetivo é buscar por trabalho, dominar o idioma é muito importante para um imigrante. Mesmo falando a mesma língua, existirem diferenças importantes para serem observadas.
Pode enviar para os vários sites de emprego e também para o VPDICAS para fazermos redirecionamento às empresas parceiras na área de RH/Contratação.
Se você é Profissional Liberal ou Empresário é importante verificar junto às suas entidades de classe se existem acordos bilaterais, como no caso de Engenheiros, Advogados e outras profissões. Mesmo as profissões que não tem acordo, pode-se fazer equivalência junto à alguma universidade que possua seu curso. Também nisso o VPDICAS pode te ajudar, entre em contato.
Veio com o Visto adequado ao seu objetivo?
O visto é a garantia de que o imigrante está entrando legalmente no país. Do contrário, a menos que tenha uma justificativa aceita pelas autoridades, você corre o risco de sua entrada recusada e se já tiver entrado no país como Turista e passado o tempo de 90 dias, ser inclusive convidado a deixar o país, ou seja, ser deportado, Também corre riscos de vir à pagar multas e ser proibido de entrar novamente no país por certo período (5 anos em alguns países europeus, por exemplo). Deverá, portanto seguir as diretrizes estabelecidas pelo seu visto.
Existem várias possibilidades de aplicação de Vistos para brasileiros que querem viver em Portugal.
Segundo explica a ACM, é concedida autorização de residência ao cidadão estrangeiro nas seguintes circunstâncias:
Para além dos acima referidos, existem ainda:
Lembramos que para alugar ou comprar imóvel, abertura de conta corrente, início do processo de regularização, etc, será necessário a obtenção do NIF, e poderemos fazer o processo, mesmo que ainda estejas no vosso país de origem.
Sim, nos seguintes casos.
Se você vier para estudar, planeje todo o processo antes de sair do país. A maioria dos países exige que a permissão seja dada no Brasil junto à embaixada do país escolhido. Ao contrário do que muitos pensam, entrar como turista e tentar matricular-se em um curso (de idiomas, pós-graduação, mestrado) não é permitido, e se consegue permissão poderá ter maiores dificuldades, com algumas exceções.
No site da ACM encontramos várias respostas que podem lhe ajudar nessa situação:
Se vier à trabalho, venha com o Visto adequado, para isso basta conseguir um Contrato ou mesmo uma Promessa de Contrato de Trabalho junto com outros documentos que iremos falar em outro artigo especial sobre o tema.
Assim como trabalhar ilegalmente é proibido no Brasil, no exterior também não é diferente. Mas isso ocorre? Sim, ocorre. No entanto, nem por isso as autoridades são condescendentes quando o imigrante é descoberto, pois podem lhe aplicar coimas às empresas contratadoras e medidas radicais para o imigrante, como expulsão. Existe uma Nova Lei do Imigrante que fala sobre essas situações e pode ser possível a concessão da Autorização de Residência, caso o imigrante atenda alguns requisitos para fazer a sua Manifestação de Interesse junto ao SEF. Esse será um capítulo grande e iremos falar explicar os pormenores em outro artigo específico sobre o tema.
Serão expulsos do território português os cidadãos estrangeiros:
Siga as leis do país escolhido e evite situações que coloquem em risco seu visto. Às vezes, uma briga de trânsito ou de bar já pode ser justificativa para um processo de deportação. Aliás, a deportação é a principal preocupação para imigrantes ilegais. Muitos chegam com visto de turista (válido por até 3 meses) e não regressam mais ao país de origem até conseguirem regularizar sua situação e isso pode demorar meses, ou ano, dependendo da demanda do SEF. Enquanto isso? Fica impedido de sair do país (salvo exceções), mais complicado para conseguir emprego, empréstimos, etc.
A autorização de residência será cancelada no caso de:
A ausência para além dos limites referidos deve ser justificada mediante pedido apresentado no SEF antes da saída do residente do território nacional ou, em casos excepcionais, após a sua saída.
Para além das situações em que o seu pedido de renovação seja recusado pelo SEF, pode igualmente ser-lhe cancelada a autorização de residência. A competência para o cancelamento pertence ao Ministro da Administração Interna, com a faculdade de delegação no Director Geral do SEF. O cancelamento deve ser notificado ao interessado com indicação dos fundamentos da decisão e implica a apreensão do título correspondente.
Para obter informações sobre como formalizar o seu pedido, consulte o site da VFS Global, clicando aqui, ou no link https://www.vfsglobal.com/portugal/Brazil/index.html. Tanto o agendamento de sua visita como eventuais esclarecimentos poderão ser solicitados a partir do e-mail: infoportugal.sp@vfshelpline.com
O VPDICAS oferece, também nesse processo, uma assessoria para aplicação dos devidos Vistos, como estudo para verificar qual o melhor enquadramento, orientação de procedimentos, etc. Vale atentar que o referido enquadramento se dá por causa dos objetivos de cada imigrante, e porque há diferenças de procedimentos e documentos entre vistos de trabalho, de estudo, de empreendedor, investidor, aposentado, etc. Fazemos vosso NIF mesmo que ainda estejas no vosso país de origem.
Fontes:
Confira a relação de links úteis ao imigrante ou turista brasileiro
Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.