Artigo patrocinado por
Booking

GUIA DE EMPREGO VPDICAS

Portugal é a“bola da vez” como “destino turístico na Europa!”, mas seria um bom destino para trabalhar e bem viver?

November 21, 2019
Por
Ivete Quintela

Segundo o as noticias veiculadas no portal Turismo de Portugal:

Enfim, este país está mesmo afirmando que é a “bola da vez” como “destino turístico na Europa!”, mas será que pode ser um bom destino para trabalhar e ter qualidade de vida?

Embora a taxa de desemprego em Portugal esteja a diminuir, o custo de vida em terras lusas, principalmente em zonas metropolitanas como Lisboa e Porto, ainda pesa. Portanto, prepare-se para uma reserva financeira para alugar seu imóvel, ou vir a considerar outras regiões do interior, o que recomendamos fortemente.

Vale lembrar que Portugal recebe todos os anos, em Lisboa, o mega evento Web Summit! Conforme a  Forbes disse, " organizamos a melhor conferência de tecnologia do planeta". Também o Atlântico afirma que Web Summit é "onde o futuro nascerá" e o The New York Times explica que "reunimos um grande conclave dos sumos sacerdotes da indústria de tecnologia".

Portanto, convidamos aos nossos seguidores, conhecer um pouco mais sobre o cenário para ajudá-lo à tomar a melhor decisão. Nós já tomamos a nossa!

PERFIL DOS TRABALHADORES EM PORTUGAL

Para compreensão sobre Portugal, é interessante perceber os seus principais dados estatísticos, como os da Pordata,  por exemplo, onde afirma que população atual de Portugal é de 10.266.319, e  das 4,87 milhões pessoas empregadas em Portugal, 46% tem entre 25 e 44 anos, 26% tem entre 45 e 54 anos, 17% tem entre 55 e 64 anos e 5% tem mais de 65 anos.

Do total de empregados, 89% trabalha a tempo inteiro e 11% trabalha a tempo parcial, 83% trabalha por conta de outrem, 69% trabalha no setor terciário e 6% no setor primário.

Em termos de habilitações escolares, 1% dos empregados não tem escolaridade, 45% tem o ensino básico, 27% o ensino secundário e 27% tem o ensino superior.

ONDE ENCONTRAR EMPREGO EM PORTUGAL? 

Essas dicas valem para procurar emprego com você estando ainda no Brasil a fim de aplicação do Visto de Residência para fins de trabalho, (Visto D1), ou mesmo já estando em Portugal.

Saiba como procurar trabalho. Conheça os principais passos de uma procura de emprego bem sucedida. Aprenda como elaborar o seu CV modelo Europass, seguindo esse link , aplique o CV e depois,  observe atentamente seus e-mails, suas mensagens de texto e fique em alerta também ao contato telefônico. Enquanto isso, preparar-se para entrevistas de emprego. Sugerimos que:

1 - Estude sobre a Cultura do país, do segmento interessado e das prováveis empresas onde gostaria de trabalhar, vejam, essa é a regra básica do mercado, seja lá em qualquer país, inclusive o nativo.

2 - Apresentação do seu CV e a Carta de Apresentação. Apesar dos CVs sejam livres para expressar o seu histórico e pretensões, na Europa são um pouco mais tradicionais e muitas empresas ainda preferem o modelo preconizado, que é o modelo Europass, mas as empresas mais contemporâneas já estão começando a apreciar a criatividade na apresentação desses CVs, principalmente empresas ligadas às artes e tecnologias. 

3 - Se você já estiver em Portugal, não fique procurando somente nos sites, pois uma coisa curiosa que a gente ainda observa muito em Portugal, são as placas de ofertas de trabalho, tais como as de arrendamentos (aluguéis), etc.  Esses anúncios são colocados na frente dos estabelecimentos, dentro de supermercados, e muitos tem até um espaço reservado para esses anúncios.

Vale lembrar que em Portugal ainda conservam boa parte de suas tradições e existem alguns empresários que ainda preferem fazer eles próprios os seus anúncios, recrutam e selecionam seu pessoal. Essas empresas tradicionais apreciam o seu do candidato em entregar o CV in loco. Separe uns 3 a 6 CVs para essa “maratona”, alguns para aplicar nos sites específicos de empregos, e outros você pode aplicar diretamente nos sites das empresas que você tem interesse.

COMO FAZER A CONSULTA DE PROFISSÕES 

Dentre tantas profissões, vamos utilizar como exemplo a de Designers gráficos e de multimédia

O que fazem? Desenhadores gráficos e de multimédia fazem o design do conteúdo de informação para comunicação visual e auditiva, publicação e visualização servindo-se de impressão, filme, e outros meios eletrônicos, digitais, visuais e auditivos de comunicação. Criam efeitos especiais, animação ou outras imagens visuais para uso em jogos eletrônicos, filmes, vídeos de música, imprensa e publicidade.

Verifique o seu salário conforme sua atividade, por exemplo:

Designer gráfico. Por exemplo: o comparativo de salário irá indicar a sua posição comparada com outras na mesma situação.

Inclui também as funções relacionadas, por exemplo:

E assim por diante, siga o link e procure a sua atividade e tudo relacionado à sua Profissão. 

ÓRGÃOS PÚBLICOS DE APOIO NA PROCURA DO EMPREGO

O IEFP disponibiliza-lhe o acesso a um conjunto de recursos e serviços facilitadores da sua inserção no mercado de trabalho. Conheça e explore estes recursos. Tome a iniciativa de procurar as oportunidades de trabalho que melhor se ajustam ao seu perfil:

veja diariamente os anúncios de emprego, pois o site é atualizado diariamente.

consulte as ofertas disponíveis nos serviços de emprego, nos gabinetes de inserção profissional, noutras entidades e em bolsas de emprego online,

O órgão sugere ainda que mobilize a sua rede de relações, contacte as pessoas que conhece e manifeste o seu empenho em encontrar um emprego. Enfim, ponha em prática um plano de ação e seja persistente.

Você poderia aumentar as suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, e para isso, indicamos o portal Vi@s. Eles oferecem apoio para que melhore ou mesmo desenvolva as suas competências de abordagem para o mercado de trabalho português, e disponibilizam on line, várias abordagens e técnicas de procura de emprego,

O IEFP oferece, através do Vi@s serviços de orientação online de apoio à gestão da carreira, úteis para todos os cidadãos, em particular para aqueles que procuram emprego, estão interessados em criar um projeto empresarial, pretendem reequacionar o seu projeto profissional, têm de efetuar escolhas educativas e formativas.

Aceda através do portal Vi@s a informação e atividades úteis para o apoiar no desenvolvimento e gestão da sua carreira:

Em um lugar novo, onde nem sempre conseguimos nos inserir no Mercado de Trabalho na mesma atividade que exercemos no Brasil, um diferencial talvez, seria o de descobrir novas competências que possui e aprender a melhorar competências relacionais, criativas, de gestão da informação, de gestão do tempo, de tomada de decisão e de aprendizagem, Através da Vi@ pode vir à facilitar esse conhecimento que seja mais indicada para si, além de ajudarem como elaborar currículos, a responder a anúncios, a realizar candidaturas espontâneas e entrevistas de emprego. 

Outro ponto que vale ressaltar na Vi@ Empreendedorismo - Descubra e desenvolva o seu potencial empreendedor, identifique as situações em que o pode aplicar e conheça os passos a dar para a criação do seu próprio negócio e os apoios com que pode contar

CV MODELO EUROPASS

Crie o seu CV (+ carta de motivação) online

Actualize o seu CV (PDF+XML) online

NOTA: insistimos, dependendo da profissão/atividade, se possível,  entregue pessoalmente em cada local. Isso pode fazer a diferença!

CONSULTA DE OPORTUNIDADES 

  • Tudo sobre Salários, Mercado de Trabalho, Salários Mínimos num único lugar. Inscreva-se!
  • Procura de emprego nos Açores, veja aqui.
VP Dicas: sugerimos que a busca de empregos poderá também ser feita através do Linkedin e demais redes sociais. Lembramos que o LinkedIn é muito bem visto aqui na Europa e vale atualizá-lo,  e além disso, confira os sites abaixo de busca para empregos/oportunidades internacionais

Dicas para sites de acordo com o ramo de atividade e que são focados em determinada área

Emprego Público: Bolsa de Emprego Público

Moda, luxo e beleza: FashionJobs

Saúde: Emprego Saúde

Turismo e Hotelaria: Turi Jobs

Tecnologia de Informação: Empregos IT / Landing Jobs / IT Jobs / TecnoJobs 

Turismo e Hotelaria: Turi Jobs

DICA IMPORTANTE -  Não esqueça do que falamos antes, pois ao começar a se cadastrar nos sites, lembre-se de caprichar no seu currículo no modelo Europass, elaborar uma excelente carta de motivação no padrão português e sintonizar o seu mindset não só na busca de um emprego, mas, na busca de uma oportunidade que irá lhe ajudar a financiar o seus sonhos.

Disponibilizamos no Grupo Privado do Facebook mais informações colaborativas.

GUIA DO TÉCNICO DE CONTAS/CONTABILISTAS, Siga o link: https://m.facebook.com/groups/229433250767746?view=permalink&id=424270281284041

REGRAS PARA CONTRATAR ESTRANGEIROS: https://m.facebook.com/groups/229433250767746?view=permalink&id=396444410733295

SITES DE EMPREGO 

 http://net-empregos.com/ 

http://emprego.sapo.pt/ 

http://www.indeed.pt/ 

http://emprego.trovit.pt/ 

https://www.randstad.pt/ 

http://pt.jobrapido.com/ 

http://expressoemprego.pt/

https://www.alertaemprego.pt/ 

https://www.trabalhocerto.pt/ 

http://neuvoo.pt/pt 

http://www.cargadetrabalhos.net/ 

http://www.careerjet.pt/ 

https://www.itjobs.pt/ 

http://manda-te.com/ 

https://jobs.kellyservices.pt/ 

http://empregos.org/ 

http://www.turijobs.pt/ 

http://www.jobfinder.pt/ 

http://pt.jooble.org/ 

http://jobtome.com/ 

http://egor.pt/pt/         

http://multipessoal.pt/ 

http://hays.pt/ 

http://trabalhonahora.com/ 

http://www.michaelpage.pt/ 

http://jobtide.com/ 

http://www.web-emprego.com/ 

http://anunciosempregos.com/ 

http://www.proz.com/ 

https://www.glassdoor.com/index.htm 

http://www.msearch.pt/ 

http://www.empregosonline.pt/ 

http://www.ofertas-emprego.net/ 

http://best-empregos.com/ 

http://www.infojobs.net/    

http://www.monster.co.uk/ 

https://www.linkedin.com/vsearch/j?ke...

http://candidatos.egor.pt/pt/emprego 

http://ofertas.adecco.pt/candidato/of...

http://www.mba.pt/index.php?cat=4 

http://sdoconsultoria.com/servicos/ta...  

Career Builder

CareerJet.pt

EURES – Portal Europeu da Mobilidade Profissional (nesse portal, você também faz o CV modelo Europass)

Euractiv JobSite

Glass Door

Hays (gostamos muito de pesquisar também os dados estatísticos que a Hays disponibiliza anualmente)

JobBrank

Michael Page

SimplyHired

HAYS PORTUGAL 

A Hays é um Grupo líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados e especializados e todos os anos a Hays Portugal elabora um guia de tendências de mercado e salários numa tentativa de melhor compreender o mercado de trabalho qualificado em Portugal.

Tendências, salários e atração de talento em Portugal!

O Guia do Mercado Laboral da Hays é um documento atualizado com as tendências de recrutamento e salários que marcaram o último ano e que terão um impacto profundo no ano que agora começa. Nesta última década o país mudou, desafiando antigas estratégias e destronando noções enraizadas sobre emprego e talento. O mundo e a sociedade são, hoje, menos rígidos e cada vez menos lineares, e essa fluidez estendeu-se naturalmente ao modo como se pensam e concretizam planos de crescimento ou de carreira. Empresas e profissionais adaptaram-se à nova realidade, o ritmo acelerou, os limites entre vida pessoal e profissional atenuaram-se e a tecnologia alterou profundamente o mundo do trabalho. 

“Analisando esta edição do nosso Guia, é impossível não identificar os sinais deste processo de mudança. Pela primeira vez em muitos anos, a percentagem de empregadores que pretendem recrutar igualou a percentagem de profissionais que consideram mudar de emprego. Se, por um lado, esta é uma prova inequívoca da retoma de dinamismo no mercado de trabalho qualificado em Portugal, por outro lado deixa-nos uma mensagem de alerta: nunca o número de profissionais em busca de novos projectos foi tão baixo. 

Que implicações terá este facto para os milhares de empresas que nos contactam em busca de candidatos para as suas necessidades de recrutamento? 

A edição deste ano encontra-se dividida em duas partes:

• Uma análise das motivações e preferências de profissionais e empresas, com base nas respostas de 3.205 profissionais qualificados e 818 empregadores aos inquéritos anónimos efectuados pela Hays.

• Uma análise das dinâmicas de recrutamento em áreas e sectores de mercado específicos, acompanhada de tabelas salariais com valores médios praticados para funções qualificadas nas regiões de Lisboa e Porto.

Este Guia deve ser interpretado como um barômetro do mercado de trabalho. Os dados e opiniões aqui apresentados baseiam-se não só nos resultados dos inquéritos efetuados pela Hays, como também no conhecimento de mercado dos nossos Consultores, obtido através dos processos de recrutamento efetuados e de milhares de entrevistas e reuniões com profissionais e empregadores de todo o país.

Naturalmente, estamos sempre disponíveis para receber o seu feedback. Qualquer questão, dúvida ou sugestão será muito bem-vinda para guia@hays.pt”

ÁREA DE TI

A contratação de imigrantes para trabalhos especializados é uma realidade, e existem possibilidades de algumas empresas possuírem programas de contratação de imigrantes, e de auxílio à obtenção do visto de trabalho. Em Portugal existem algumas boas possibilidades de adquirir a Autorização de Residência (Visto D3) com duas situações distintas, estando no Brasil ou visitando o país e receber uma oferta de trabalho, e nesse caso, seria a aplicação do Tech Visa,

SOBRE O TECH VISA

O Tech Visa tem como objetivo garantir que quadros altamente qualificados, estrangeiros à União Europeia, possam aceder aos empregos criados pelas empresas portuguesas de forma simplificada.

Como funciona

As empresas que pretendam ser certificadas para contratar cidadãos estrangeiros terão de apresentar candidatura ao programa Tech Visa, em vigor desde 2 de janeiro de 2019, sendo avaliadas e selecionadas com base em critérios definidos pela Portaria n.º 328/2018, de 19 de dezembro, alterada pela Portaria n.º 99/2019, de 4 de abril.

O IAPMEI é a entidade responsável pela certificação das empresas candidatas, envolvendo várias entidades, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares, no processo de atribuição de vistos de residência para os profissionais contratados pelas empresas certificadas.

A avaliação baseia-se no potencial de mercado e na orientação para a internacionalização das empresas, não podendo estas possuir mais do que 50% de trabalhadores contratados em simultâneo ao abrigo do Tech Visa. Nos casos de empresas que desenvolvem maioritariamente a sua atividade nos territórios do interior, este limite é de 80%. 

Portanto, aí vai mais uma dica importante: procure empresas que estejam estabelecidas no interior de Portugal, suas chances aumentam significativamente. O VP Dicas tem como ajudá-los nesse processo e em todo o processo migratório envolvido,

Sugestão de empresas da área de TI em Portugal:

OLX

Farfetch

Aubay

Fixe Ads

Qbit

Agap2IT

Blip

SALÁRIOS DE TI EM PORTUGAL

Se tem uma coisa que não é o “forte” de Portugal, são os salários. Isso se comparar com outros países, mas uma coisa que você deve levar em consideração é que o custo de vida em Portugal, que também é baixo, por isso o salário médio de TI poderá te dar uma boa qualidade vida neste país.

Para ter uma noção do salário que você pode ganhar em Portugal, existe esse simulador de salários em Portugal, que você preenche a área/cargo e sua experiência e ele diz o valor mínimo, médio e máximo que você pode ganhar.

SIMULADOR DE SALÁRIOS

O simulador de salários serve para todas as atividades, e vai ajudá-lo a perceber, como base em outros trabalhadores do segmento, o valor que as empresas normalmente estão à pagar.

AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHAR EM PORTUGAL

Qual o Visto adequado para atividades laborais? Como aplicar?

1 - ESTANDO NO PAÍS DE ORIGEM - Para atividades laborais deve ser aplicado no país de origem o Visto D1 - AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA 

2 - ESTANDO EM PORTUGAL - EXERCÍCIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL SUBORDINADA E TAMBÉM INDEPENDENTE - Vindo como Turista e se por acaso conseguir uma proposta de emprego, você poderá:

  • Aplicar a Manifestação de Interesse para:
  1. ART.º 88º, N.º 2 – AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA EXERCÍCIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL SUBORDINADA, COM DISPENSA DE VISTO DE RESIDÊNCIA
  2. ART.º 89º, N.º 1 – AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA EXERCÍCIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL INDEPENDENTE COM VISTO DE RESIDÊNCIA
  3. TECH VISA - O Tech Visa (Visto D3) tem como objetivo garantir que quadros altamente qualificados, estrangeiros à União Europeia, possam aceder aos empregos criados pelas empresas portuguesas de forma simplificada. O programa dirige-se a empresas inseridas no mercado global, com sede ou estabelecimento estável no território nacional, que pretendam atrair para Portugal quadros técnicos qualificados e especializados, oriundos de países estrangeiros à União Europeia.

NOTA: para todos os casos, disponibilizamos nossa Consultoria Migratória, precisando, fale connosco! 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • . Pedido apresentado presencialmente, em impresso próprio, assinado pelo requerente ou sendo menor ou incapaz, assinado pelo respetivo representante legal.
  • . Duas fotografias iguais, tipo passe, a cores e fundo liso, atualizadas e com boas condições de identificação, exceto nos postos com atendimento SIGAP.
  • . Passaporte ou outro documento de viagem válido.
  • . Visto de residência válido
  • Comprovativo dos meios de subsistência, conforme previsto na Portaria n.º 1563/2007, de 11/12.
  • . Comprovativo de que dispõe de alojamento.
  • . Autorização para consulta do registo criminal (ver impresso).
  • . Contrato de sociedade ou de prestação de serviços para o exercício de profissão liberal ou
  • . Comprovativo de declaração de início de atividade junto da administração fiscal e da segurança social como pessoa singular.
  • . Quando aplicável, declaração emitida pela respetiva ordem profissional sobre a verificação dos requisitos de inscrição ou documento comprovativo de que está habilitado ao exercício da profissão quando está, em Portugal, esteja sujeita a qualificações especiais.
  • O titular de uma autorização de residência para exercício de uma atividade profissional independente pode exercer uma atividade profissional subordinada, devendo dirigir-se aos Postos de Atendimento do SEF,  e requerer a substituição do título de residência (ver documentos necessários para a concessão de autorização de residência para exercício de atividade profissional.subordinada)

Nota VPDICAS: Dicas para uma imigração segura!  E ainda nesse artigo!

Dicas da ECC - União Européia para Trabalhar em Portugal

Regras e regulamentos para um cidadão estrangeiro trabalhar em Portugal

Há diversas regras para trabalhar em Portugal, de acordo com o país de origem e com as orientações legais que são alteradas com alguma frequência, portanto é aconselhável consultar a legislação (actualmente lei 23/2007 de 4 de Julho) e o site so Serviço de Estrangeiros e Fronteiras  (www.sef.pt).

No portal VPDICAS temos algumas sugestões para entrar no país de maneira planejada, organizada e segura, e também deixamos algumas orientações sobre as normas atuais oferecidas pela ECC.:

Para entrar em Portugal, os cidadãos estrangeiros devem ter um documento de viagem válido, exceto se vierem de países que têm convenções internacionais com Portugal, que lhes permitam entrar apenas com bilhete de identidade ou documento equivalente (nomeadamente provenientes de um estado-membro da UE, do Espaço Económico Europeu, havendo ainda outras excepções referidas na lei).

Os cidadãos estrangeiros devem ter também um visto de entrada válido para o propósito da visita, que lhes permita apresentarem-se nos serviços fronteiriços e solicitar a entrada. Excepções: indivíduos com autorização de residência ou que possam viajar apenas com bilhete de identidade, como referido anteriormente.

Os cidadãos provenientes de outro estado-membro da UE, que entrem no país por fronteira não sujeita a controlo, devem declarar ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) a sua entrada no prazo de 3 dias úteis a contar da sua chegada. Isto não se aplica a residentes em Portugal, pessoas autorizadas a permanecer por mais de seis meses e aqueles que logo após a chegada se alojem em hotel ou estabelecimento similar.

Qualquer cidadão estrangeiro, incluindo os provenientes de estados-membros da UE, deve ter um boletim de alojamento, destinado a permitir o controlo da entrada de cidadãos estrangeiros.

É necessário obter um visto de residência para poder solicitar uma autorização de residência. A obtenção do visto de residência para trabalhar em Portugal depende das oportunidades de trabalho existentes, de ser um trabalhador proveniente da UE ou de outros países com os quais Portugal tenha acordos de livre circulação e também pode ser concedido a estrangeiros com morada legal em Portugal, veja no site do IEFP.

Se for proveniente de um país que não esteja abrangido pelas condições referidas anteriormente, é possível obter o visto de residência se: 

  •              Tiver um contrato de trabalho legal ou promessa de contrato registrado no Ministério do Trabalho;
  •              Tiver as qualificações necessárias e competências reconhecidas para se candidatar a oportunidades de emprego, tal como referido, e se houver uma declaração de interesse escrita pelo empregador.

ONDE PROCURAR TRABALHO NA EUROPA?

EURES - Aqui, pode encontrar mais de 600 mil ofertas de emprego em diversas áreas, em todos os países da União Europeia. Os cidadãos comunitários têm igualmente ao seu dispor uma rede de mais de 850 conselheiros que prestam apoio nas áreas informação, orientação e colocação dos candidatos a emprego.


EUROCID - Quem tiver o desejo de seguir uma carreira internacional em instituições comunitárias, ONG e organismos internacionais pode encontrar oportunidades de recrutamento neste portal. 

VALOR DO SALÁRIO MINIMO PORTUGAL

Região

Segundo o portal meusalario.pt o valor do salário Mínimo por Mês

Continente: 600,00

Região Autônoma dos Açores: 630,00

Região Autônoma da Madeira: 615,00

Horas de trabalho

  • Dias especificados por semana: 6.0
  • Horas especificadas por semana: 40

Definições

Salário mínimo na Região Autônoma dos Açores é 105% do salário mínimo nacional.
Salário mínimo na Região Autônoma da Madeira é 102% do salário mínimo nacional.

Portugal tem um salário mínimo fixado pelo governo e nenhum trabalhador de Portugal pode receber menos do que esta retribuição mínima obrigatória.
As entidades patronais em Portugal que não pagarem o Salário Mínimo podem estar sujeitas a sanções do governo de Portugal.

NOTA SOBRE A IMAGEM, meramente ilustrativa: a tabela ao lado está com os salários desatualizados em alguns Euros, por exemplo: consta o Salário Minimo inicial como €550 mas já está atualmente no valor de €600 contudo, não está muito longe da realidade.

DADOS ESTATÍSTICOS 2019:

Fonte  INE.PT


10 276 617 (N.º)

População residente
2018

6,3 (%)

Taxa de desemprego
2.º Trimestre de 2019

-0,11 (%)

Índice de preços no consumidor
Setembro de 2019

11 570 (N.º)

Saldo migratório
2018

0,2 (%)

Saldo das Administrações Públicas no ano terminado no trimestre
2.º Trimestre de 2019

1,9 (%)

Produto interno bruto dados encadeados em volume (B.1*g)
2.º Trimestre de 2019

Oferecemos Consultoria e Assessoria Migratória que poderá facilitar, de maneira planejada, a sua vinda para Portugal. Além disso, temos parceiros para compra de passagens, de seguros, que é obrigatório para entrar no Espaço Shengen, também temos parceiros que oferecem chips de internet para viajarem conectados, parceiros imobiliários, de transfer, etc. Sua vinda com toda o suporte você encontra no VP DICAS (Vivendo Portugal Dicas).

LINKS ÚTEIS

Agradecemos aos membros e colaboradores do VP Dicas por estarem sempre em alerta nos informando sobre atualizações e retificações importantes contidos neste Guia de Emprego.


Esse artigo foi patrocinado por

Booking

Booking.com é um site agregador de tarifas de viagens e um dos maiores para reservas de hospedagem, seja em hotéis, hostels ou alojamentos. Mais de 85.000 destinos no mundo inteiro.
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados