O verão em Portugal em 2019, está marcado para longas vagas de calor, com dias a atingirem os 43 graus. Começou em 23 de junho na Península Ibérica e vai alastrar-se posteriormente ao Norte e Leste da Europa.
Uma previsão divulgada pelo site especialista em meteorologia AccuWeather deixa vários alertas aos cidadãos e autoridades sobre as “ondas de calor perigosas” na Península Ibérica neste Verão (2019). Portanto, será possível atingir temperaturas extremas. AccuWeather inclusive alerta para o perigo de incêndio devido às elevadas temperaturas.
A principal vantagem que os imigrantes encontram nesse período seria o clima parecido com o do Brasil, por exemplo, e onde iria usufruir de cada pedacinho de Portugal com mais tempo de luz, porque no Verão, segundo o sunrise-and-sunset o pôr do sol acontece entre 20:00 e 21:00.
No entanto, o Verão não seria a melhor estação para imigrar para Portugal, sugerimos vir em estações como Primavera ou Outono, pois nestas estações tem os meses em que o clima é mais ameno e principalmente porque os preços dos imóveis também dão uma “esfriada”.
Os meses mais temperados são março, abril, maio, junho, setembro e outubro. No hemisfério norte, é preciso lembrar que as estações europeias são ao contrário do hemisfério sul. A primavera vai de março a junho, o verão de junho a setembro, o outono de setembro a dezembro e o inverno de dezembro a meados de março. Então, a dica é sempre procurar o começo ou fim das estações, para evitar os picos de calor e de frio.
Porém, é exatamente no Verão onde os brasileiros vêm de mudança com mais frequência para Portugal. Organizam suas vindas nesse período, por causa do início do ano letivo que é em Setembro. Além disso, existe a necessidade vir antes para alugar imóvel, organizar as matrículas e adaptação no novo país. Isso é justificável, entretanto, o maior problema é encontrar uma moradia nesta época em que muita gente de várias partes do mundo vem fazer Turismo por aqui. Por causa disso, os proprietários dos imóveis preferem alugar para eles do que para os moradores efetivos, pois ganham na diária que na mensalidade. Isso é realmente um problema, muitos imigrantes são obrigados a terem que também ficar uns tempos em hotéis/hostels até passar esta estação de superlotação para alugar seu imóvel em definitivo.
Segundo a SIC, “Somos o país europeu mais afetado pelos fogos.Os incêndios de grande dimensão são cada vez mais frequentes em Portugal. O país destaca-se tanto na dimensão da área ardida como no número de ignições e isso leva a que seja colocada a questão: afinal, porque é que há tantos fogos em Portugal? A temperatura média está a subir, sobretudo na região centro, e a negligência - nomeadamente a falta de limpeza e a ausência de faixas corta-fogo - é apontada como a principal causa dos incêndios em Portugal.Em 1995, pela primeira vez, fomos o país da Europa com mais área ardida. 24 anos depois, a área ardida aproxima-se da média desta década.”
Mapa atualizado, contendo as regiões com maior risco de fogos.
Todos os anos existem fogos e todo o cuidado é pouco! Portanto, evite regiões com predisposição à fogos, como regiões de plantação de Eucaliptos e como existem muitas belezas naturais, a tentação de aventurar-se sozinho nas regiões mais afastadas é grande, mas vale avisar sempre as autoridades locais quando o objetivo é fazer caminhadas em trilhas mais isoladas e verificar sempre o IPMA, a quem compete assegurar a Vigilância Meteorológica e emitir Avisos Meteorológicos sempre que se prevê ou se observam fenómenos meteorológicos adversos.
Tendo esses cuidados, aproveite o Verão, com sol, mar e a alegria desta estação de energia em abundância! Conte com o VP Dicas em todas as estações. Além de todas dicas citadas acima, não esqueça a importância do seguro viagem, contrate o seguro seguindo o link e usufrua do desconto real de 10% seguroviagem.srv.br.
Confira Relação de Links úteis ao imigrante ou turista na Europa
Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.