Artigo patrocinado por
Perfumaria-Online

Os meus 15 lugares inesquecíveis de Portugal

Diante de tantos lugares maravilhosos que visitei, o maior desafio foi escolher 15 deles como meus preferidos.

November 25, 2019
Por
Denise Nascimento @vem_comigo_o_pa

Sempre flertei com a possibilidade de obter a nacionalidade portuguesa mas nunca havia concretizado o desejo. Quando finalmente decidi dar o pontapé inicial tudo correu perfeitamente bem. Lógico que o “Gran Finale” do processo era o passaporte e o cartão cidadão. Para fazer esses documentos, ou você vai no Consulado, contrata uma assessoria migratória ou faz presencialmente. Adivinha o que escolhemos? "Bora" para Portugal!. Não fazia sentido ser português e não conhecer a terrinha! A ideia era conhecer mesmo!

Então, em 2018, tivemos a oportunidade de desvendar vários pedacinhos de Portugal. Diante de tantos lugares maravilhosos que visitei, o maior desafio foi escolher 15 deles como meus preferidos. Antes de enumerá-los, devo dizer que a minha escolha não se baseia somente no lugar em si, mas nos momentos e emoções que vivenciei. Às vezes um determinado lugar pode ser maravilhoso para alguns e não ser para outros.  Sou dessas que se emociona ao passar por um vasto campo florido na estrada, no meio de não sei aonde. São as experiências pessoais de cada um que tornam aquele lugar especial. Não importa. Um pôr-do-sol no momento certo acaba se tornando inesquecível. Dito isso segue aqui os meus eleitos.

Devo dizer que foi bem difícil. E definitivamente não consegui colocá-los em ordem de preferência. Cada um teve um significado diferente para mim. Mas como dizem nossos queridos portugueses: Vamos a isso!

1 - Sintra

Um dos meus lugares preferidos em Portugal é Sintra. Foi o lugar que mais visitei e que, ainda sim, tenho vontade de voltar. Sintra tem um micro clima delicioso, muitos castelos e quintas que tornam a visita obrigatória. Em especial a Quinta da Regaleira que tem uma arquitetura incrível aliada à um jardim cheio de histórias e mistérios.

2 - O Cabo Espichel, em Sesimbra

Esse lugar une a linda vista da Baía dos Lagosteiros, o notável conjunto arquitetônico do Santuário da Nossa Senhora da Pedra Mua e a Capela da Memória, fazendo deste sítio um "must go".

3 - Lagoa de Albufeira

Entre tantos paraísos escondidos que me deparei na viagem, a Lagoa de Albufeira, também em Sesimbra, me encantou. Encontro de mar e rio com aqueles parapentes coloridos sobrevoando o céu. Areia branquinha... É daqueles lugares que dá vontade de voltar e voltar e voltar.

4 - Tomar

Tomar pertence ao Distrito de Santarém, e é um lugar imperdível. A cidade histórica, que te faz viajar até a época dos templários tem como ápice o Convento de Cristo.  Impossível estar na igreja desse complexo templário e não se emocionar.

5 - Ponte de Lima

Essa foi uma descoberta despretensiosa. Quando a visitei, em pleno sábado de sol, as ruas fervilhavam, barcos coloridos passavam pelo Rio Lima. A ponte medieval e o jardim próximo da capela do Anjo da Guarda cativaram o meu coração.

6 - Grutas de Benagil

Seria uma infâmia não incluir as Grutas de Benagil na minha lista. Essa gruta, na Lagoa, é certamente o principal cartão postal de Portugal. O passeio de barco por toda aquela região é sem dúvida a cereja do bolo do Algarve. Na verdade queria ela só para mim. Competindo com ela, a  Gruta do Capitão, que é bem menos conhecida, com pouca gente, mas que acaba surpreendendo a muitos.

7 - Odeceixe

Foi a minha escolhida na Costa Vicentina. Que difícil escolher um lugar nessa costa! Mas, novamente, o mar que se junta à praia fluvial me encantaram. Que vista linda! Não para menos, é uma das 7 praias eleitas como maravilhas de Portugal.


8 - Évora e a Capela dos Ossos

Um dos primeiros momentos impactantes para mim foi em Évora. Caminhar em meia luz, praticamente sozinha, por todas aquelas ruelas que emanam história foi incrível. Conhecer a Capela dos Ossos, foi a cereja do bolo. Quem não se impressiona com os dizeres na entrada da capela? "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos". Definitivamente um lugar a se visitar!

9 - Monsanto

Portugal é um país cheio de aldeias históricas. Felizmente conheci muitas delas. Algumas mais conhecidas, outras nem tanto. Se pudesse incluiria pelo menos umas 3 nessa lista. Mas devo deixar espaço para outros sítios e acabei elegendo Monsanto. Um lugar mágico. As construções bem conservadas te levam direto para o passado. Lembro que apesar da chuvica que teimava a cair, o sol apareceu por entre as nuvens e nos brindou com um pôr-do-sol lindo.

10 - O Covão d'Ametade

Certamente não é o destino principal de quem vai à Serra da Estrela. Todos vão para a Torre para brincar na neve e ver o ponto mais alto de Portugal continental. Para mim o Covão lembra a felicidade que tive em pegar na neve pela primeira vez. Lógico que além disso, o rio Zêzere cruzando o parque, o conjunto de árvores salpicadas de neve e tudo rodeado de montanhas branquinhas o tornam um lugar especial.

11 - Miradouro de São Salvador do Mundo em São João da Pesqueira

A ida ao Miradouro de São Salvador do Mundo em São João da Pesqueira foi desafiante e com emoção. Tanto pela estradinha em si quanto pela chuva que caía. Mas ao chegar ela deu uma trégua e a vista do Douro lá de cima me deu a certeza que tinha valido a pena!! Fico imaginando esse miradouro em um dia de sol! Tenho mesmo que voltar.

12 - Estuário do Douro, no Porto

O próximo da lista é para mim um lugar especial. Me trás uma paz e uma felicidade que não consigo explicar. Como se fosse meu lugar secreto. O Estuário do Douro, no Porto, principalmente quando está com a maré baixa, é quase uma pintura. O encontro de mar e rio, os inúmeros pássaros e por vezes o céu colorido do poente são indescritíveis.


13 - Teleférico da Rocha do Navio

O Teleférico da Rocha do Navio, na Ilha da Madeira, nos leva à reserva natural do mesmo nome. É uma descida impressionante. A vista do mar, da praia e das 3 cascatas junto às rochas fazem desse lugar uma pintura. Essa pequena praia nunca vai me sair da memória.

14 - Trilha Ponta de São Lourenço

A ilha da Madeira tem várias trilhas, levadas, como são chamadas por aqui. A da Ponta de São Lourenço é apenas uma delas. Para ver a beleza do lugar nem precisa fazer ela toda. O pouco que vi já foi impressionante. As cores do mar e a geografia do local são de tirar o fôlego.

15 - Paúl da Serra, na ilha da Madeira

Esse é um desses lugares que simplesmente aparecem à sua frente. Após percorrer vários quilômetros com uma neblina densa essa planície surgiu na nossa frente com vistas fabulosas sobre verdes montanhas e vales. Como se fosse um prêmio.

Se pudesse fazer um pedido ao gênio, pediria uma memória infinita, para nunca esquecer cada cantinho por onde passei e cada imagem que encantou-me. De uma coisa tenho certeza, essa lista ficará cada vez mais difícil de fazer. Ainda tenho tanto a conhecer: Serra da Freita, Gerês e inúmeras aldeias. Sempre deixando que a vista, na próxima curva da estrada  que venha a surpreender-me.

Roteiro final: 74 dias, 26 hospedagens entre hotéis, hostels, airbnb e abrigo de amigos, mais ou menos 100 cidades diferentes, Norte, Sul, Leste e Oeste. Cidade grande, cidade pequena, aldeia. Enfim, conhecemos montanhas, mar, sol, frio, chuva.. muita chuva, neve, praia.  Viajamos de carro, comboio, metro, avião, bicicleta. Fizemos até caminhadas! Teve inclusive, sobe e desce, sobe e desce... Teve muita aventura, perrengues, lembranças. Teve encontro com parentes, com amigos, com muita gente. Teve muito pôr do sol.. Teve bacalhau, vinho.. muito vinho, queijo, pão, indiano, italiano, japonês. Teve doce... ahhhh..muitos doces. Foi uma aventura inesquecível!

Além de todas dicas citadas acima, não esqueça a importância do seguro viagem, contrate o seguro seguindo o link e usufrua do desconto real de 10% seguroviagem.srv.br

Confira a relação de links úteis ao imigrante ou turista brasileiro


Esse artigo foi patrocinado por

Perfumaria-Online

Perfumaria-Online é uma das maiores lojas online de venda de perfumes e produtos de beleza em Portugal. Portes Grátis acima dos 50€ para Portugal. Utilize o código TT1911ENV
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados