Artigo patrocinado por
Seguros Promo
December 16, 2019
|
por
Ivete Quintela

Portugal é mesmo um país seguro?

Em Outubro houve um caso de crime contra uma brasileira, e Dezembro outro brasileiro encontrado sem vida. Portugal é seguro?

Foi veiculada no SBT uma notícia que vamos compartilhar com vocês, pois cremos que devemos informar à nossa comunidade tanto sobre notícias boas como também as más. O importante é mostrar a realidade, gostando nós ou não. 

Um brasileiro, que estava desaparecido em Portugal, foi encontrado morto. O corpo de Renê Martins Oura, de 45 anos, foi encontrado em uma área de vegetação às margens de uma rodovia em Porto. O homem, que morava em Jaú, município em São Paulo, chegou no país na semana passada para fazer um curso de vendas. A causa da morte ainda é desconhecida.

CENÁRIO

Portugal é o “terceiro país mais seguro do mundo” e não são os portugueses quem falaram isso, e sim uma entidade internacional que com base de dados estatísticos, chegam nessa conclusão comparativa com outros país, no 13.º relatório anual do Índice Global de Paz (GPI) Confira  aqui sobre o tema. Vivemos com sensação de segurança, na prática. O crime mais recorrente são furtos carteiras em locais de muito movimento, e principalmente em Lisboa e Porto. O resto do país é muito tranquilo.

Nossa empresa tem raízes brasileiras, e quando morávamos no Brasil haviam tantos casos de violência que dava-nos a sensação  que o crime estava ficando banalizado. Atualmente, essa é uma das principais razões da imigração de brasileiros para Portugal e outros lugares do mundo. Mas aqui em Portugal é diferente, esses crimes não são considerados "normais",  muitos jornais falam à respeito e a população fica indignada, exigindo resposta. Aqui a Polícia Judiciária é muito eficiente na maioria das vezes, e cremos que logo esse crime será solucionado.

O conhecimento proporciona maior segurança

Temos como Missão é oferecer dicas aos imigrantes, e muitos que nos procuram, conseguem o conhecimento suficiente para fazerem seus planejamentos com cautela e segurança, mesmo optando em fazer seus processos sozinhos. Mostramos todos os caminhos desde o planejamento, tais como: seguro obrigatório (CDAM), sobre o Espaço Schengen,  como se apresentar na imigração, como fazer seus documentos primários, como o NIF, abertura de Atividade, etc, até a adaptação em Portugal.

Na verdade, nossos principais clientes são para processos de Cidadania, Nacionalidade, Vistos, Divorcio, Casamento, e outras demandas jurídicas. Seguindo nossa orientação, dá para fazer muitas etapas sozinhos, mas sempre irão precisar contratar um Representante Fiscal. Mas avisamos, não confiem em estranhos para fazer esses serviços por ser “baratos”,  pois é um passo importante, confira por aqui

Sempre alertamos para não confiarem em qualquer ajuda de desconhecidos, de pessoas que dizem ser assessores mas que você, na pressa, não conferiu a procedência e referências. No nosso caso,  só indicamos profissionais sérios, que tem empresa, que podem assessorar o imigrante e que estão aptos à emissão de Recibos Verdes (Nota Fiscal), e principalmente, indicamos quem conhecemos de fato e de direito. Sim, ainda existem empresas sérias auxiliando para uma vinda legalizada ou à legalizar em Portugal, mas tem os oportunistas que só querem aplicar golpes. Informem-se, pois “quem tem a informação tem o poder”.

Vamos conhecer um pouco sobre algumas outras modalidades de crimes cometidos em Portugal. Veja por exemplo esse vídeo: alerta sobre extorsão e golpes pela internet.

Contato da Polícia Portuguesa: 112  

Isto aconteceu-lhe? Você não está sozinho. DIGA NÃO! Para maiores informações sobre a campanha e pedido de ajuda.
Siga o site. Este vídeo é Produzido por View Productions com Direção de Stelios Alexandrakis

Portugal e Brasil unidos contra o tráfico de drogas

As polícias do Brasil e de Portugal travaram uma guerra contra quadrilhas internacionais que usam brasileiros para levar drogas para a Europa, entrando por Lisboa.

Um levantamento obtido pela RedeTV mostra que o número de passageiros presos por tráfico no país e no exterior aumentou nos últimos anos. Quem conta é o repórter Peterson Izidoro. A Polícia Judiciária de Portugal vem aumentando o cerco contra as chamadas mulas do tráfico - pessoas que recebem de dois a cinco mil euros para transportar a cocaína produzida na América do Sul para a Europa. E os brasileiros estão sendo cada vez mais seduzidos por essas organizações criminosas. Muitos viajam para cá fazendo do país uma porta de entrada da droga. Assista ao vídeo:

CUIDADO!

Siga essas 10 regras básicas de segurança em país estrangeiro:

  1. Pesquisem muito!
  2. Peçam referências.
  3. Utilizem o serviço de localizador do vosso telefone. Mantenha seus parentes ou amigos informados da sua localização.
  4. Não avisem onde estão hospedados.
  5. Não encontre ninguém desconhecido ou que só os conhecem online. Procurem um centro comercial, sempre com pessoas por perto
  6. Não acompanhe ninguém para locais que não sejam públicos.
  7. Cuidado com grupos de redes sociais sem regras e sem moderação. Existem alguns sérios, confira sempre o comportamento dos integrantes.
  8. Nas redes sociais, não aceite quem lhe chama para oferecer ajuda no privado.
  9. Não exponha seus dados publicamente.
  10. E principalmente, não falem dos seus projetos e valores que carregam, etc.

Obviamente não estamos afirmando que foi isso o que houve com esse caso pontual, talvez não passe nem perto disso, mas cada novo caso, deve servir de alerta também para se protegerem um pouco mais.  Se precisar de alguma assessoria, temos a nossa, mas talvez queiram outras e neste caso,  procurarem empresas devidamente estabelecidas, pois Portugal, mesmo sendo “o terceiro país mais seguro do mundo”,  não está isento 100%  totalmente de crimes, isso acontece no mundo todo. 

Outra dica é que procurem conhecer outros lugares fora das metrópoles daqui em Portugal. Normalmente, cidades menores são muito mais seguras, veja aqui as 10 cidades mais seguras de Portugal e o porquê.

Assista ao vídeo do SBT e entenda o caso que estamos falando, sobre o Brasileiro que foi encontrado morto, aqui em Portugal, infelizmente.

 E esse outro caso do Jornal Brasil, onde conta o caso de uma brasileira que foi assassinada em Outubro deste ano.

Cuidado não se exponham demais, não confiem demais!

Nossos sentimentos às famílias.

CONFIRA AQUI!

Esse artigo foi patrocinado por

Seguros Promo

Seguro de viagem para Europa - Garanta sua entrada na Europa com planos que atendem às exigências do Tratado de Schengen.
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados