Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo! O medo não faz parte do dia dia de um português!
Segundo o 13.º relatório anual do Índice Global de Paz (GPI), elaborado pelo Instituto para Economia e Paz sediado em Sydney, a Europa continua a ser a região mais pacífica do mundo, registrando uma ligeira melhoria, e a região do Médio Oriente e Norte de África ainda é a menos pacífica. No total, 22 dos 36 países europeus registaram melhorias no GPI de 2019 face ao ano anterior.
Esta é a décima terceira edição do Global Peace Index (GPI), que classifica 163 estados e territórios independentes de acordo com seu nível de tranquilidade.
Produzido pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), o GPI é a principal medida mundial de tranquilidade global. Este relatório apresenta a análise mais abrangente, baseada em dados, sobre as tendências da paz, seu valor econômico e como desenvolver sociedades pacíficas.
O GPI cobre 99,7% da população mundial, usando 23 indicadores qualitativos e quantitativos de fontes altamente respeitadas e mede o estado da paz usando três domínios temáticos: o nível de segurança e proteção da sociedade; a extensão do conflito interno e internacional em andamento; e o grau de militarização.
O Brasil ocupa o 116º lugar do ranking de Paz Global, entre os 163 países listados, pelos altos índices de criminalidade e corrupção. Entre os 23 indicadores analisados no estudo, o Brasil obteve esses resultados, parecidos com o ano anterior, principalmente em homicídios, criminalidade, acesso às armas, crimes violentos e terror político.
A Islândia continua a ser o país mais pacífico do mundo, uma posição que ocupa desde 2008 e o Afeganistão é agora o país menos pacífico, substituindo a Síria.
Áustria, Dinamarca e Canadá surgem em quarto, quinto e sexto lugares, enquanto a Alemanha surge em 22.ª lugar e a Espanha em 32.º e infelizmente o Brasil aparece na 116º posição. De acordo com o GPI, o Butão registou a maior melhoria de qualquer país no top 20, subindo 43 lugares nos últimos 12 anos. Nos últimos lugares da lista estão o Iraque (159), o Iémen, o Sudão do Sul, a Síria e o Afeganistão (163).
O índice revela que a tranquilidade tem um impacto considerável no desempenho macroeconômico. Nos últimos 70 anos, o crescimento per capita foi três vezes maior em países altamente pacíficos quando comparado a países com baixos níveis de paz. A diferença é ainda mais forte quando se olha para mudanças na tranquilidade, com o relatório constatando que o crescimento do PIB per capita foi sete vezes maior na última década em países que melhoraram em tranquilidade em comparação àqueles que se deterioraram.
A tranquilidade também está correlacionada com um forte desempenho em diversas variáveis macroeconômicas. As taxas de juros são mais baixas e mais estáveis em países altamente pacíficos, assim como a taxa de inflação.
O investimento estrangeiro direto é mais do que o dobro em países altamente pacíficos. No total, se os países menos pacíficos tivessem crescido na mesma proporção que os países altamente pacíficos, a economia global seria de quase 14 trilhões de dólares maior. A paz positiva melhorou 1,85% em média entre 2005 e 2013, mas estagnou nos últimos três anos. Apesar das melhorias na maioria dos outros pilares, a aceitação dos direitos dos outros tem se deteriorado na Europa e na América do Norte desde 2005.
“Sobre o Global Peace Index (GPI) Esta é a 13a edição do GPI, a principal unidade de medida do mundo do nível de paz em âmbito mundial, produzido pelo Institute for Economics and Peace (IEP). Utilizando 23 indicadores, o índice avalia os conflitos domésticos e internacionais em andamento, a segurança e a proteção na sociedade, e o nível de militarização em 163 países e territórios.“
Recomendamos, para viagens internacionais, pesquisar sobre os melhores Seguros de Viagens, pois é obrigatório para entrada no Espaço Shengen, o qual Portugal faz parte.
Fontes:
O relatório do GPI, vídeo e mapas interativos podem ser acessados em: http://www.visionofhumanity.org
Twitter: https://twitter.com/GlobPeaceIndex
O IEP é um think tank internacional que se dedica a mudar o foco mundial para a paz como uma medida positiva, alcançável e tangível do bem-estar humano e do progresso. O IEP tem escritórios em Sydney, Nova York, Haia e Cidade do México. https://mma.prnewswire.com/media/700115/Institute_for_Economics_and_Peace_Logo.jpg
Veja mais em economia.uol
Confira a relação de links úteis ao imigrante ou turista brasileiro
Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.