June 5, 2020
|
por
Ivete Quintela

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo “Safe Travels”

Este selo visa reconhecer destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras

Portugal é o primeiro país europeu a receber o Selo ‘Safe Travels’ do World Travel & Tourism Council, que efetivamente certifica destinos que cumprem regras de higiene e o compromisso com a segurança, informou o Governo de Portugal em Comunicado neste 06 de Junho.

A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar destinos que cumprem regras de higiene e segurança e visa dar confiança a quem viajar após as restrições para evitar a propagação da covid-19.

Turismo de Portugal cria selo de higiene

"Este selo visa reconhecer destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras emanados pelo WTTC, ajudando, sobretudo, a instigar a confiança nos consumidores, de modo a que estes sintam que podem viajar em segurança assim que as restrições forem levantadas”,

explica o Ministério de Estado, da Economia e Transição Digital, em Comunicado.

Para a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, Portugal foi pioneiro no lançamento do selo Clean&Safe. Este selo do WTTC vem premiar o esforço que foi feito por todos. O melhor destino do mundo é também entendido como o mais seguro a nível mundial.

Confira aqui.

O WTTC publicou também orientações para outros setores, incluindo restauração, comércio de rua, aviação, aeroportos, centros de congressos, de reuniões e eventos. Além de distinguir destinos, o WTTC está também a promover um selo que reconhece o compromisso com a segurança pelas empresas, selo que pode ser obtido através do site do WTTC.

Sobre o World Travel & Tourism Council (WTTC)

Ao visitar a página WTTC, verificamos que estão a agradecer a todos os membros, associações e todas as empresas com as quais trabalham para compilar os novos Protocolos Globais que ajudarão a reiniciar o setor de Viagens e Turismo de maneira segura e sustentável. 

'Viagens Seguras': Protocolos Globais e Carimbo

Por meio desses protocolos, a WTTC reforça que seus objetivos seriam o de garantir o alinhamento em torno do setor privado global de viagens e turismo e a coerência em nos esforços  por meio de uma abordagem coordenada, colaborativa e transparente, e que reconstruirá confiança e confiança no viajante. 

Reforçam que, embora os protocolos levem em conta as diretrizes atuais da OMS e do CDC, eles são documentos vivos que serão atualizados quando novas informações estiverem disponíveis sobre o COVID-19.

Informam ainda que através desses protocolos globais possam usá-los como linha de base nas empresas, para fornecer alguma tranquilidade ao viajante por ocasião do levantamento das restrições.

Confira aqui.

O WTTC publicou também orientações para outros setores, incluindo; Hotelaria, varejo ao ar livre, aviação, aeroportos, aluguel de curto prazo, cruzeiros, operadores turísticos, centros de convenções e ratos, aluguel de carros e seguros.

Como conseguir o Selo “Clean & Safe”

As empresas que pretendam obter o selo deverão cumprir o conjunto de disposições presentes na “Declaração de Compromisso”, que diferem por tipologia de estabelecimento e atividade turística:

Este reconhecimento é válido até 30 de abril de 2021, é gratuito e opcional, e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

O selo “Clean & Safe” já pode ser obtido online nas plataformas digitais do Turismo de Portugal:

Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos (RNET), Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT) e Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo (RNAVT) e estará sempre associado ao número de registo.

Confira aqui.

Depois de submetida a Declaração de Compromisso por parte das empresas, estas podem utilizar o selo “Clean & Safe”, quer fisicamente nas suas instalações, quer na sua presença nas plataformas digitais.

O Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, irá realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes.

Em breve empresas de outras áreas de atividade irão poder aceder a este selo através do Balcão do Empreendedor (ePortugal.gov.pt).​​

Acompanhe por aqui o Guia e a formação sobre os procedimentos preconizados para obtenção do Selo.

Esse artigo foi patrocinado por

PASS - Portugal Assessoria Jurídica Migratória

Assessoria especializada em serviços Jurídicos e Migratórios, parceiros do VP Dicas - Confiança e eficiência na sua imigração para Portugal
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados