Artigo patrocinado por
Remessa Online
March 10, 2021
|
por
Pedro Teixeira

Profissões em alta para quem chega a Portugal

Se está pensando em imigrar e escolheu Portugal, saiba quais são as melhores profissões para quem chega no país.

Existem algumas áreas que têm tido bastante procura nos últimos anos, e com boa empregabilidade para estrangeiros.

Portugal é um país bem mais pequeno que o Brasil e tem apenas 10 milhões de habitantes. Apesar de pequeno, os últimos anos foram marcados pelo crescimento econômico, principalmente pelo aumento de turismo em várias regiões do país.

Muito embora a pandemia de Covid-19 tenha parado esse crescimento, como em todos os países afetados pelo novo coronavírus, o ministro da Economia português estima que no final de 2022 o país esteja ao mesmo nível de 2019, antes da pandemia. Por isso, é ainda um país com muitas oportunidades para quem quer uma chance de viver bem fora do Brasil.

Aqui, vamos mostrar quais são as profissões em alta para os brasileiros que chegam a Portugal.

Profissões em alta em Portugal para brasileiros

Há décadas que Portugal se tornou um dos principais destinos de emigração por parte dos brasileiros. As razões são muitas.

O idioma é, com toda a certeza, uma das maiores vantagens. Falando a mesma língua, o  período de adaptação é bem menor e facilita na hora de contratações. Além disso, é um país irmão, que sabe receber bem. Portugal não fecha portas a quem quer trabalhar no país e os portugueses são, na sua maioria, muito solidários e gostam de receber aqueles que vêm de fora.

Compare preços de hotéis e obtenha ofertas fantásticas. Poupe tempo e dinheiro na pesquisa do seu alojamento

No que diz respeito ao mercado de trabalho, algumas áreas são mais relevantes para os brasileiros. Ora vejamos:

TI -Tecnologia da Informação

Lisboa, a capital lusa, é hoje um polo tecnológico muito importante na Europa e têm surgido várias empresas de tecnologia, assim como startups, gerando vários postos de trabalho. Por isso, quem tiver uma formação em TI tem muitas oportunidades de trabalho na capital. Em janeiro de 2019 iniciaram o programa Tech Visa, o qual tem como objetivo tornar as contratações de pessoas qualificadas de países fora da União Europeia e da Europa. Esse programa pretende acabar com a grande burocracia na hora de contratar pessoas estrangeiras, tornando todo o processo mais simples e rápido.

Sendo assim, se você tem uma formação em TI, tem boas chances em encontrar trabalho como:

  • Engenharia Informática
  • UX & UI Designers
  • Front-End Developer
  • Engenharia de Software
  • Desenvolvedores de Software
  • Segurança da informação
Confira aqui.

As cidades com mais oferta de trabalho nessa área são:

  • Lisboa
  • Porto
  • Oeiras
  • Sintra

Apesar da maior facilidade nas contratações, vale a pena dizer que é preciso ter uma boa formação superior, assim como experiência na área de TI. Além disso, é preciso saber falar inglês, pois é uma exigência transversal a todas as ofertas de emprego.

Turismo

O turismo tem crescido muito nos últimos anos em Portugal. Para ter uma ideia, em 2019, Portugal recebeu cerca de 27 milhões de turistas. Tendo em conta que o país tem apenas 10 milhões de habitantes, podemos dizer que o turismo é um dos setores-chave da economia portuguesa.

Algarve e Lisboa ainda continuam sendo as regiões mais procuradas pelos turistas, mas o Porto tem crescido, ano após ano, depois de ter sido considerado o melhor destino turístico da Europa em 2017 e em 2020.

Sendo assim, vai ser fácil encontrar trabalho na área nessas cidades (quando a pandemia de Covid-19 der tréguas e o turismo retornar). Poderá procurar trabalho em:

  • Resorts
  • Spas
  • Restaurantes
  • Hotéis
  • Cassinos
https://ti.tradetracker.net/?c=29356&m=1814517&a=359806&r=&t=custom

Como falamos de serviços dedicados e focados no turismo,  também é essencial falar bem inglês. Experiência na área também é importante para conseguir trabalho facilmente.

Área Financeira

Lisboa e Porto, os dois Grandes centros do país, estão sempre buscando profissionais qualificados na área dos serviços financeiros. No entanto, quando falamos de profissões como economista e contabilista, é importante referir que é necessário fazer uma atualização na formação, pois as leis econômicas do país são diferentes e tem de aprender as regras de Portugal antes de conseguir um emprego na área.

Serviços

O terceiro setor, ou seja, o setor dos serviços, está muito forte em Portugal. A área da estética e da beleza oferece bastante vagas de trabalho para brasileiros, principalmente aqueles com boas formações e experiência comprovada. Além disso, estão sempre buscando profissionais de consertos e instalações, como, por exemplo:

  • Carpinteiros
  • Soldadores
  • Picheleiros

A partir de agora, a VPDicas terá sempre conteúdos sobre emprego em Portugal, em colaboração do Guia das Profissões.  Também confira sempre nosso Guia de Emprego e faça o seu NIF se possível ainda no país de origem, pois é um facilitador para aluguel ou compra de imóvel e abertura de conta corrente. Mas o principal:  faça seu planejamento adequado. 

Se está decidido a viver em Portugal, a VPDicas pode ajudar. Somos uma startup que direciona pessoas, assim como empresas, de forma segura e confiável, a se estabelecerem em Portugal. Emigre para Portugal em segurança! 

Esse artigo foi patrocinado por

Remessa Online

Transferencia Internacional! Economize tempo e dinheiro, na Remessa Online você tem as melhores taxas e pode enviar ou receber muito mais rápido. Utilize o voucher VPDICAS e ganhe 10% de desconto!
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados