Você sabia que à partir depois de 5 anos vivendo em Portugal,você poderá ter a naturalização Portuguesa?
O passaporte português é o quinto mais poderoso do mundo. O passaporte de Portugal dá acesso a 185 países sem necessidade de visto antecipado, número que o coloca na quinta posição de uma lista global liderada pelo Japão e por Singapura.
São estas as conclusões do Henley Passport Index, a tabela que ordena os passaportes mais poderosos do mundo, e que coloca o português em quinto lugar. O "poder" do passaporte é medido de acordo com o número de destinos a que estes documentos dão acesso sem haver necessidade de um visto prévio, segundo a CNN, que cita uma lista recentemente divulgada pela Henley & Partners, que periodicamente mede o acesso aos países que cada passaporte concede.
Mas esse é apenas um dos vários benefícios em adquirir o passaporte lusitano. Viajar entre entre os países do Espaço Schengen, além de viver ou trabalhar na União Européia.
A Naturalização Portuguesa, também é conhecida como: Naturalização Derivada ou Aquisição
Após 5 anos vivendo em Portugal, isto é, à partir do sexto ano você poderá ter a naturalização por tempo de residência. A nacionalidade estabelece a que país estão ligados os direitos e os deveres de uma pessoa. E pode mudar ao longo da vida. A nacionalidade portuguesa pode ser adquirida à nascença ou durante a vida, como também pode ser perdida.
A lei portuguesa permite que um português tenha outras nacionalidades. Por isso, não é preciso abdicar de outra nacionalidade para adquirir a nacionalidade portuguesa. No entanto, as leis de outros países podem exigir que se abdique da nacionalidade portuguesa para ter nacionalidade de um desses países.
Neste guia, as regras para adquirir a nacionalidade estão organizadas por perfis, consoante:
Confira a opção que mais se adequada à sua situação para saber se você consegue enquadramento em algum dos perfis.
Terá validade somente após ser emitido o registro português!
O processo é feito na Conservatória de Registros Centrais.
Consulte aqui o estado do seu processo de nacionalidade.
Além deste guia, deve consultar a lei portuguesa - Lei da Nacionalidade e Regulamento da Nacionalidade Portuguesa - e a lei do país onde nasceu ou de onde tem nacionalidade.
Se for seu caso, fale com o VPDICAS
Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.