May 12, 2021
|
por
Ivete Quintela

Rankings das Melhores Universidades em Portugal

Descubra as melhores universidades portuguesas classificadas pelos rankings mais respeitados do mundo.

Estão entre os rankings mais respeitados estão o QS World University Rankings, o Academic Ranking of World Universities – ARWU (mais conhecido por Ranking de Shanghai) e o Times Higher Education World University Rankings (ou o THE Ranking), além do  Webometrics Ranking of World Universities, e os rankings do Financial Times.

Utilizamos todos estes rankings para apresentar um material bem detalhado que pode ajudar na sua escolha da instituição de ensino superior em Portugal.

O que faz uma universidade ser considerada uma das melhores do mundo?

Cada uma dos rankings utiliza critérios definidos para selecionar as universidades do mundo todo. Este cálculo pode envolver pesquisas com professores, pesquisadores, palestrantes em todo o mundo, pesquisas publicadas, prêmios concedidos a ex-alunos e membros acadêmicos, qualidade de ensino, entre outros fatores.

Ranking por Área ou Cursos

Para que você tome a melhor decisão, preparamos um material detalhado com a comparação das universidades portuguesas classificadas nos três rankings mais respeitados do mundo (Shanghai, QS e THE), além de demonstrar ainda rankings por cursos, áreas e utilizando também o Ranking Web do Webometrics que classifica também os politécnicos públicos ou particulares, além das universidades particulares. E, claro, o Financial Times para a área específica. Consulte aqui as áreas ou cursos com os rankings das melhores instituições de ensino superior em Portugal

O processo de candidatura nas universidades portuguesas nem sempre é tão simples quanto parece. Se você precisar de uma assessoria especializada, fale com a nossa equipe. Nossos parceiros são considerados a melhor consultoria educacional em Portugal e a única com protocolos oficiais com as universidades e politécnicos portugueses.

Portugal tem três das 100 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos

Análise dos rankings para reconhecimento de diploma

0 melhor seria analisar os rankings para solicitar o Reconhecimento do seu diploma?

Esta não é a melhor forma de escolher onde submeter o seu pedido de reconhecimento de diploma. Mais do que ver a reputação da universidade, convém encontrar uma que tenha mais afinidade de grade curricular a que você concluiu no seu país. 

Existem três tipos de reconhecimento de diplomas estrangeiros em Portugal:

1 -  Reconhecimento Automático

Para as universidades brasileiras, é usado apenas para mestrado e doutorado. Reconhece genericamente um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro, cujo nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos graus portugueses.

É possível solicitar apenas para diplomas brasileiros de Mestrado e Doutorado com nota CAPES 5, 6 ou 7.

2 - Reconhecimento de Nível

Busca, através de uma comparação individualizada com o ensino superior estrangeiro, reconhecer um grau académico ou diploma de ensino superior português correspondente. Este apenas atesta o grau de Licenciatura, Mestrado ou Doutorado.

Este reconhecimento é comum para as profissões que não exigem a cédula profissional para exercer uma profissão, como é o caso dos administradores de empresas, publicitários, informáticos, designers entre outras profissões.

3 - Reconhecimento Específico

Permite reconhecer um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro idêntico a um grau académico ou diploma de ensino superior português. É realizado através de uma análise minuciosa, em que se considera o nível, duração e conteúdo programático. O reconhecimento específico é necessário, em diversas áreas, para exercer a profissão legalmente em Portugal, ou seja, nas que possuem cédulas profissionais que são emitidas para o exercício da profissão.

Uma dica importante é consultar a secretaria acadêmica da sua antiga universidade para saber se há algum acordo de reconhecimento de diploma com alguma instituição de ensino superior pública portuguesa.
Escolha e reserve seu quarto aqui.

Importante: O pedido de reconhecimento é feito pelo portal da DGES onde você escolhe em qual instituição pública deseja submetê-lo.

As instituições privadas (particulares) não podem fazer o reconhecimento de diplomas estrangeiros. Estas podem, apenas, fazer o prosseguimento de estudos que é muito comum para os Médicos Dentistas, Enfermeiros, Psicólogos entre outras profissões.

Se tem dúvidas neste processo, fale com a nossa equipe, nossos parceiros educacionais poderão tratar de todo este processo acadêmico e profissional por você!

Lembramos, que as candidaturas para o período 2020/2021 já estão abertas. 


Esse artigo foi patrocinado por

PASS - Portugal Assessoria Jurídica Migratória

Assessoria especializada em serviços Jurídicos e Migratórios, parceiros do VP Dicas - Confiança e eficiência na sua imigração para Portugal
Ir para o site

Quer ser destaque em um artigo do VPDicas?

Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!
Algo deu errado ao enviar o formulário. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados