Óbidos é uma encantadora vila histórica, de origem romana, circundada por fortes muralhas, situada no centro da região Oeste, a 50 minutos de Lisboa.
Em verdadeiro ambiente medieval, encontramos ruas estreitas e sinuosas, onde o casario branco se rende ao seu Castelo, lá no alto, e inspire-se, a cada passo, com os vestígios de outras épocas que vai encontrando.
Imperdível a experiência de saborear a delicadeza do licor de ginja enquanto regista o bulício das ruas ou se aconchega no silêncio de qualquer recanto.
Para explicarmos como é o cotidiano da vida dos imigrantes, é necessário também compreendermos como é a vida dos nativos, e por isso, convidamos a jovem Madalena, filha dos proprietários da Pastelaria D' Avó Adéle, que é um comércio que fica na principal rua, dentro do Castelo de Óbidos.
Nessa conversa informal, pudemos perceber como é a questão dos estudos, da vida como trabalhadora, como jovem vivendo no confinamento, sua relação com a família e a sociedade. Mas gentilmente e com muito bom humor, Madalena também nos falou sobre temas polêmicos e importantes, como racismo, preconceito, imigrantes, a situação do COVID-19 para os comerciantes e toda a sociedade, etc.
* Vídeo gravado em Dezembro/2020, levando em consideração o distanciamento necessário e outras medidas sanitárias pertinentes.
Conforme explica o Turismo Centro de Portugal, em Óbidos também tem um extenso areal, a perder de vista, traça o caminho natural para belos passeios ao longo das margens da lagoa, que se constitui como o sistema lagunar mais extenso da costa portuguesa. Verá cenários deslumbrantes e um profundo encontro com a Natureza ao observar a vida selvagem de várias espécies no local.
Qualidade ambiental é o que não falta, sendo local excecional para a prática de diversos desportos. Pode optar por verdejantes campos de golfe, junto do Atlântico, ou por diversas atividades aquáticas quer na lagoa quer no mar.
Óbidos renova-se a cada dia. A vida cultural é intensa e única. Grandes eventos temáticos marcam os dias do ano e a Literatura veio dar novo fôlego.
Exemplo disso são a Semana Santa de Óbidos, tradição com tamanho realismo e emoção, onde pelas ruas de Óbidos passam impressionantes procissões religiosas em tempo de interioridade espiritual, o Festival Internacional de Chocolate, em que Óbidos é ponto de encontro obrigatório, se gosta de gosta de chocolate. Aqui vai encontrar esculturas monumentais, sessões de showcooking, workshops, animação e muitos pontos de venda em torno desta nobre iguaria.
Durante o Mercado Medieval de Óbidos, regressar à Idade Média é possível. Dê largas à imaginação e viva verdadeiros dias de folia entre armas, cavalos, bobos, bailarinos, jograis e muito mais. Descubra os aromas de outros tempos e delicie-se nos manjares da época, regados pelos melhores néctares da região.
Designada Cidade Criativa da Literatura pela UNESCO, Óbidos torna-se um destino de referência ao explorar as infinitas ligações que a literatura permite, com a realização do F(O)LIO – Festival Literário Internacional de Óbidos. Com uma programação diversificada, o festival promove a aproximação entre autores e leitores e é palco de lançamento de livros, debates, reflexões, mesas redondas, entrevistas e muitas conversas.
Brilhos, luzes, enfeites e outras quimeras recriam o misticismo e o espírito inerentes à época natalícia, na Óbidos Vila Natal. Solte a criança que há em si e dê largas à imaginação. Viva as personagens e enredos, fantasias e sonhos, sem esquecer o lendário Pai Natal.
Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.