ARI - Autorização de Residência para Atividade de Investimento, atribuída mediante a realização de um tipo de investimento
O Turismo de Portugal está de Parabéns, foi escolhido como “melhor Organismo Oficial de Turismo da Europa” pela sexta vez nos World Travel Awards 2019. Portanto, o mundo já está conhecendo o que de maravilhoso existe nesse pequeno país da Península Ibérica, além disso, também o “terceiro país mais seguro do mundo” para viver, segundo o Índice Global de Paz 2019.
O relatório elaborado pelo Instituto para Economia e Paz em Sydney, na Austrália, mostrou que a Europa continua a ser vista como uma das regiões mais seguras.
O Índice Global de Paz 2019 foi divulgado no dia 12 de Junho, e revelou que Portugal ocupa a terceira posição do país mais pacífico do mundo. O valor médio da tranquilidade a nível global melhorou, pela primeira vez, em cinco anos.
Portugal foi apontado como um país que deu passos significativos na construção da tranquilidade e paz, na lista do Índice Global de Paz (GPI),
Em 2018 Lisboa ocupava o 38º lugar, acima de Paris, Londres e Madrid, segundo o site O Observador. Neste ano, saiu no Jornal Econômico Sapo, o ‘ranking’ conduzido pela Universidade do Minho que avalia a qualidade de 110 países em vários domínios. Portugal está entre os 24 países com melhor qualidade de vida no mundo.
“Portugal aparece no grupo dos ‘seguidores’: “Em termos específicos [Portugal] é o 5º país que contabiliza mais membros IAQ por habitante, o 9º com o número mais elevado de organizações com certificação de qualidade por habitante, o 14º com menor taxa de mortalidade infantil e o 16º com maior esperança de vida, com mais universidades por habitante em rankings internacionais e com mais artigos sobre qualidade publicados em revistas conceituadas”, concluiu o estudo.”
Mas tem outro factor importante como decisivo, à favor de Portugal, é que com quase nove séculos de fronteiras geográficas bem definidas, em Portugal prevalece um regime parlamentar democrático com estabilidade política.
Portugal é membro da União Europeia e faz parte do Sistema Monetário Europeu, utilizando a moeda única europeia. É também a 46ª economia mais competitiva, de um total de 138 países, de acordo com o Índice de Competitividade Global 2016-2017, produzido pelo Fórum Econômico Mundial. E com falamos acima, Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo entre 163 países (Global Peace Index 2017) e ocupa o 29º lugar entre os 176 países no Transparency International (Corruption Perception Index 2016).
A maioria dos estrangeiros considera o custo de vida baixo. De acordo com o NUMBEO (Custo de Vida em Portugal 2018 2015), os índices de preços são atraentes comparativamente, inclusive, com outros países europeus. Portanto, estamos no momento e no lugar certo para investimentos neste país!
Ainda muito conhecido como “Visto GOLD”, mas na verdade, o enquadramento é chamado de ARI - Autorização de Residência para Atividade de Investimento
O Visto GOLD, também conhecido como Golden Visa, é uma ARI - Autorização de Residência para Atividade de Investimento atribuída mediante a realização de investimento, empresarial ou imobiliário, em território português, segundo o SEF, para residir e reagrupar a família, o Artigo é o ART.º 90º-A – AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO. No site do SEF tem inclusive maiores detalhes em PDF para cada situação.
Aquisição de bem (ou bens) imóvel em Portugal no valor igual ou superior a 500,000 € (quinhentos mil euros). Podem ser admitidos um ou mais imóveis, desde que totalizando este valor proposto.
O que são fundos de capital de risco?
O Saldo Positivo conta de maneira sintética um pouco mais sobre o assunto e explica que de acordo com o Guia Prático do Capital de Risco, do IAPMEI e da Associação Portuguesa de Capital de Risco e de Desenvolvimento (APCRI), “o capital de risco pode ser definido como uma forma de investimento empresarial, com o objetivo de financiar empresas, apoiando o seu desenvolvimento e crescimento”, sublinhando que se trata de:
“uma das principais fontes de financiamento para jovens empresas, ‘startups’ e investimentos de risco com elevado potencial de rentabilização”.
Por seu lado, a Portugal Global refere que o capital de risco:
“poderá constituir um bom meio de financiamento de sociedades que apostam em setores emergentes, que apresentam um nível de elevado risco de desenvolvimento ou que não têm acesso direto ao mercado de capitais”.
Neste vídeo a seguir, a APCRI explica melhor como funciona o Capital de Risco.
Ao beneficiário da ARI, é permitido que cidadãos nacionais de Estados Terceiros possam obter uma autorização de residência temporária para atividade de investimento com a dispensa de visto de residência para entrar em território nacional. O beneficiário de ARI tem, segundo o SEF e também a Livingin Portugal, a possibilidade de:
Todos os cidadãos nacionais de Estados Terceiros que exerçam uma atividade de investimento, pessoalmente ou através de sociedade constituída em Portugal ou noutro Estado da U.E. e com estabelecimento estável em Portugal, que reúnam um dos requisitos quantitativos e o requisito temporal previstos na legislação aplicável.
Mas atenção, o regime ARI não é aplicável a cidadãos que possuam a nacionalidade portuguesa e a cidadãos nacionais da U.E. e do EEE.
Sempre que o investimento seja realizado através de uma sociedade, considera-se imputável ao requerente de ARI apenas a proporção do investimento correspondente à sua participação no capital social.
Os requisitos de ARI podem ser alterados, não devendo a mudança de um requisito para outro ultrapassar os 3 meses.
Todos os interessados na autorização de ARI deverão reunir cumulativamente os seguintes requisitos documentais:
Não. O Estado Português não tem acreditado como bona fide qualquer intermediário, português ou estrangeiro para efeitos de instrução de pedidos de ARI.
As empresas que prestam Assessoria Jurídica Migratória são particulares e o VP Dicas conta com parceiros especializados para este caso.
Como titular de ARI, quais os familiares que podem beneficiar do regime, onde posso solicitar o reagrupamento familiar, quando o devo fazer e quanto custa? Fale conosco porque cada caso é peculiar, dependendo do investimento, agregado familiar e outras variantes.
São considerados membros da família convencional:
O reagrupamento familiar deverá ser solicitado junto de uma Direção ou Delegação Regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras da área de residência.
O pedido de reagrupamento familiar pode ser feito no momento do pedido da concessão de ARI ou numa fase posterior, consoante a conveniência do investidor. Em qualquer caso, está associado à decisão que recaia sobre o pedido de ARI.
A compatibilização do regime ARI com o regime fiscal português depende das condições individuais do requerente e deve ser objeto de uma análise específica junto de consultores especializados e devidamente acreditados para o efeito e/ou junto da Autoridade Tributária Portuguesa.
Segundo o Observador, o investimento captado através dos vistos "gold" aumentou 2,9% no primeiro semestre, face a igual período de 2019, para 383 milhões de euros. O investimento captado através dos vistos Gold aumentou 2,9% no primeiro semestre, face a igual período de 2019, para 383 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nas estatísticas do SEF.
Nos primeiros seis meses do ano, o investimento total resultante da concessão de Autorização de Residência para Investimento (ARI) ascendeu a 383.003.719,56 euros, mais 2,9% ao primeiro semestre de 2019 (372.243.909,50 euros). Entre janeiro e junho, foram atribuídos 700 vistos “dourados”.
Em junho, o investimento captado aumentou em termos homólogos 21,9% para 89.100.660,55 euros. Face a maio (146.168.473,40 euros), o investimento recuou 39%. No mês passado, foram concedidos 171 vistos Gold, dos quais 162 por via da aquisição de bens imóveis (61 foram para reabilitação urbana) e nove através do critério de transferência de capital.
A compra de bens imóveis em junho totalizou 83,2 milhões de euros (a reabilitação urbana ascendeu a 22,2 milhões de euros) e a transferência de capitais 5,8 milhões de euros.
Por nacionalidades, a China lidera a atribuição de vistos (4.631), seguida do Brasil (947), Turquia (427), África do Sul (364) e Rússia (337). Desde o início do programa foram atribuídas 15.229 autorizações de residência a familiares reagrupados, das quais 808 em 2020.
Não encontra resposta às suas questões e tens interesse na aplicação do Golden Visa? Contacte-nos!
Fontes: SEF, Observador.pt, Saldo Positivo
*Artigo atualizado em Outubro de 2020
Patrocine nossos artigos e tenha sua marca em destaque junto a um conteúdo relevante para comunidade VPDicas. Para saber como funciona é só preencher o formulário abaixo que o time VPDicas vai entrar em contato com você.