Estátua Veado em Nazaré

Planejamento para viver em outro país
20 Janeiro, 2018
Reconhecimento de Graus, Diplomas e Equivalência
21 Janeiro, 2018
Cultura

Estátua veado, na Praia do Norte, na Nazaré

Essa estátua, cuja inspiração foi em uma lenda local gerou controvérsias e incompreensão. Ele foi posicionada na Praia do Norte. Nazaré é mundialmente conhecida por ter “ondas gigantes”!

Arte não é para compreender, é para provocar.

Ok, realmente provoca!

“É uma obra de Adália Alberto, artista que expôs, recentemente, os seus trabalhos no Forte de S. Miguel Arcanjo. No final da mostra, a escultora, ofereceu o seu trabalho artístico à autarquia, dando forma a esta escultura, hoje alvo das mais variadas opiniões.

Numa curta mensagem, colocada no Facebook do Município, lê-se que “a estátua Veado, com aproximadamente 6 metros de altura e 10 toneladas, é um trabalho oferecido pela escultora Adália Alberto ao Município da Nazaré. Esta obra faz a ligação entre o Milagre da Nazaré e a Onda da Praia do Norte”.

Adália Alberto possui obra representada em diversos Museus, Câmaras Municipais e Galerias de Arte e espalhada pelos cinco continentes, Adália Alberto assume que “ensaia/experimenta, não pretende ficar presa ou marcada com um estilo. As esculturas podem ser de cariz introspetivo, humorado e provocatório”.

A artista considera que a arte é a visão crítica e provocatória da sociedade em que vivemos, conjugadas numa harmonia estética capaz ou não de provocar emoções por vezes difíceis de explicar. É uma interrogação constante sobre o nosso papel enquanto cidadãos do mundo dito global e a tentativa de encontrar respostas as nossas inquietações.

A arte permite não ficarmos reféns duma mera visão. A arte interpela-nos, provoca-nos, confronta-nos com uma sociedade onde o ser humano é constantemente posto à prova, na tentativa permanente de buscar a felicidade, aquilo que realmente o preencha na integra.”

Fonte: https://regiaodanazare.com/Estatua_na_Estrada_do_Forte_de_S_Miguel_divide_opinioes

Fotos: VPDICAS

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.