Lisboa – Lugares com acessibilidade

Visto de Residência para imigrantes empreendedores – VISTO D2
23 Janeiro, 2018
Alimentos tradicionais do Brasil em destaque no El Corte Inglés de Lisboa
25 Janeiro, 2018
Turismo
O município de Lisboa lançou um guia turístico, que reúne atrações e serviços da cidade acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada, permitindo um fácil acesso e circulação nos edifícios e a utilização de WCs adaptados.
Nos últimos anos, a Camara Municipal de Lisboa vem fazendo diversos esforços para tornar a cidade cada vez mais acessível para quem vive e para quem visita. A capital portuguesa tem mais de 800 anos de história, com seus dias iluminados, é cheia de charme e características únicas. 
 
Presente em suas ruas as influências culturais diversificadas que se misturam com modernas tendências e estilos de vida. A cidade dispõe de diversos tours e locais que tem acessibilidade, seguem algumas dicas para que possa aproveitar melhor:
  • Alguns bairros mais antigos da cidade tem suas ruas muito inclinadas, calçadas estreitas e pisos irregulares. Nos bairros de Belém, Baixa, Marquês de Pombal & Avenida da Liberdade e Parque das Nações essas situações são menores e proporciomam ótimos passeios.
  • O ideal é fazer uma marcação prévia das atrações turísticas que pretende visitar e se informar sobre a acessibilidade.
 
Transportes

Ao chegar pelo Aeroporto Humberto Delgado,  moderno e acessível, todas as áreas são dotadas de rampas e meios mecânicos que permitem qualquer pessoa ter acesso as áreas públicas. Existe um serviço de shuttle que permite ir do Terminal 1 ao terminal 2 por ônibus acessíveis a passageiros com cadeira de rodas. Os viajantes com cadeira de rodas ou outras limitações de mobilidade poderão usar o serviço de assistência especial  MyWay  que de preferência é melhor reservar com antecedência.
 
Pode verificar as informações sobre este serviço diretamente: lisbon.airorport@ana.pt  ou www.ana.pt

Como é o aeroporto é próximo do centro da cidade,  pegar um táxi, pode ser uma escolha sensata para quem precisa de algum apoio extra, uma viagem de 15 minutos fica em torno de 14€. Mas existem ônibus ( ou melhor autocarros como se diz aqui) que fazem o trajeto por menos de 2€. 

Os eléctricos à moda antiga que atravessam a cidade, um ícone celebrado da capital portuguesa, infelizmente não têm acesso para cadeira de rodas e seria complexo com qualquer tipo de limitação de mobilidade pois normalmente vivem cheios.

O Metro de Lisboa vai até ao aeroporto pela linha vermelha, e é a opção mais eficiente em termos de tempo e custo. Para além disso, a maioria das paragens de metro têm acesso para cadeira de rodas e – de não menosprezar – são notavelmente limpas. O metro tem quatro linhas diferentes e todas as paragens, com umas poucas excepções, estão abertas até à uma da manhã.

DICA: Para economizar dinheiro, compra um cartão que combina autocarro e metro para o número de dias necessários. 

Passeios

Castelo de São Jorge As colinas de Lisboa são a sua maior característica, temos vistas extraordinárias dos muitos miradouros. Uma antiga fortaleza moura e palácio real usado pelo primeiro Rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, o Castelo de São Jorge é um dos lugares com vistas sem igual da cidade. Há muitos degraus para subir até aos pontos mais altos do castelo, contudo, os utilizadores de cadeiras de rodas ainda poderão desfrutar da vista dos níveis mais baixos da muralha. Os canhões e sítios arqueológicos ficam situados mais embaixo, onde se encontra também um café – situado à sombra. Há serviços personalizados disponíveis para pessoas com mobilidade reduzida, e os cães-guia são bem-vindos.

Mosteiro dos Jerónimos em Belém Um ícone da arquitectura portuguesa, o Mosteiro dos Jerónimos apresenta um exterior gótico com semelhanças ao edifício do Parlamento de Budapeste. Com esculturas e desenhos marítimos elaborados, este Património Mundial da UNESCO era antigamente habitado por monges que serviam de guias espirituais aos marinheiros. Há uma rampa disponível para entrar no mosteiro, mas é preciso subir alguns degraus para entrar na igreja. O mosteiro proporciona uma visita táctil para pessoas com deficiência visual, mas é importante avisar com antecedência.

Existem banheiros para pessoas com mobilidade reduzida no mosteiro, o que facilita muito a vida.

Oceanário – no Parque das Nações –  O Oceanário de Lisboa é um aquário público de referência em Lisboa, em Portugal e internacionalmente, foi inaugurado em 1998 na última Exposição Mundial do século XX. Recebe anualmente cerca de 1 milhão de pessoas, que percorrem as suas exposições, tornando-o no equipamento cultural mais visitado de Portugal. A excelência das exposições, aliadas ao simbolismo da arquitetura dos edifícios, faz do Oceanário um local único e inesquecível. O equipamento integra dois edifícios, o original dos Oceanos e o novo edifício do Mar, conectados por um enorme átrio decorado com um magnífico painel de 55 mil azulejos, que oferece acesso às exposições e à área educativa. O percurso da visita obedece às Normas Europeias de Acessibilidades e, para o efeito, existem rampas e elevadores para facilitar os acessos com cadeiras de rodas e carrinhos de bebé.

  • Percurso confortável e acessível entre o Oceanário de Lisboa e os dois parques de estacionamento mais próximos (Parque Oceanário e Parque da Doca)
  • Cadeiras de rodas* (empréstimo durante a visita, mediante entrega de documento identificativo), rampas e elevador, e banheiros adaptados.

Mercado da Ribeira – no Cais do Sodré –  A gestão do Mercado da Ribeira foi atribuída pela Câmara de Lisboa à Time Out em 2010. Atualmente conta com mais de 30 restaurantes onde se pode comer grande variedade de pratos de peixe, carne, hambúrgueres artesanais, sushi, bolos e gelados etc. São 3000 metros quadrado e servidos por 500 lugares sentados em área coberta e mais 250 de esplanada.

O conceito que a Time Out Portugal desenvolveu no Mercado da Ribeira, em Lisboa, vai ser replicado pelo Time Out Group em todo o mundo. A começar pelas cidades de Londres e Nova Iorque.

MAAT – Margem do Tejo/ Belém – O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é a nova proposta cultural para a cidade de Lisboa. Um museu que cruza três áreas num espaço de debate, de descoberta, de pensamento crítico e de diálogo internacional. Um projeto inovador que coloca em comunicação um novo edifício, desenhado pelo atelier de arquitetura Amanda Levete Architects, e a Central Tejo, um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX, e um dos polos museológicos mais visitados do país. A vista para o Tejo já vale a visita!

  • O percurso fundamental do museu está adaptado a visitantes com restrições de mobilidade, existindo elevador e rampas para acesso aos níveis superiores;
  • Estão disponíveis duas cadeiras de rodas que podem ser requisitadas na bilheteira;
  • Existem instalações sanitárias para visitantes com necessidades especiais.

Museu Nacional dos Coches – Belém –  É o museu nacional que se dedica maioritariamente aos coches e carruagens reais, tem uma das mais importantes coleções a nível mundial. Reúne uma coleção única no mundo, de cerca de 9 000 objetos, que inclui predominantemente viaturas de gala ou de aparato, algumas de viagem e de passeio, dos séculosXVI a XIX. O novo edifício, que guarda a maior parte das coleções, é um projeto do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha (prémio Pritzker 2006) em consórcio com o atelier Ricardo Bak Gordon.

  • O percurso fundamental do museu está adaptado a visitantes com restrições de mobilidade, existindo elevador e rampas para acesso aos níveis superiores;
  • Estão disponíveis duas cadeiras de rodas que podem ser requisitadas na bilheteira;
  • Existem instalações sanitárias para visitantes com necessidades especiais.

Dicas de Tours pela cidade:

Lisbon Movie ( passeio de 1 hora) – Homenagem a Fernando Pessoa – É um passeio dedicado aos locais onde foi filmado  “o filme do desassossego” de João Botelho, e com um tablet na mão, se misturam as cenas do filme com o passeio em tempo real. Visita a Praça Dom Pedro lV, Rua Augusta, Praça da Figueira, Igreja São Domingos e Praça do Comércio. Para terminar uma degustação de vinho do Porto     informações: www.lisbonmovietour.com

Tour em Lisboa ( 1 dia)
Visita ao Mosteiro do Jerónimos, com parada pela famosa Pastelaria dos Pastéis de Belém, e passagem pela Torre de Belém e Padrão dos Descobrimentos. Depois segue em direção à Praça do Rossio, Baixa Pombalina e visita ao Museu da História de Lisboa. Com tranquilidade segue-se para o Parque das Nações, para visitar o Oceanário.
Informações: www.goitsaccessible.pt
 
Sabores dos Vinhos ( meio dia)
Prova de vinhos nacionais selecionados, passeio pela cidade, região de Belém, centro histórico  e um dos miradouros de Lisboa para apreciar a vista do Rio Tejo.  Informações: www.adaptedtoursportugal.com
 
Jantar & Fado
Jantar tradicional num restaurante típico acompanhado ao som do Fado, no coração da cidade de Lisboa. Termina num miradouro para apreciar a vista noturna da cidade iluminada.

DICA : Para quem precisar de um guia, é possível reservar uma visita acessível por cadeira de rodas com a Adapted Tours Portugal. A empresa proporciona uma visita até as vilas próximas de Lisboa, como Sintra, Cascais e Estoril, num único dia, e o cliente é quem escolhe o ponto de partida.

 

Por Carla Fernandes
Publicitária e Colaboradora do VPDICAS

 

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.