Sobe para 28 o total de universidades que aceitam as notas do Enem em Portugal
21 Abril, 2018
Descobertos 23 novos sítios arqueológicos nas Caldas da Rainha
23 Abril, 2018

sociedade

Não posso afirmar se é por conta do fim tardio da escravidão, ou se pela discrepância social que cria na sociedade brasileira uma divisão em castas, o fato é que o Brasil tem o título nada honroso de ser o país que mais tem empregadas domésticas no mundo, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

A questão é que ter empregadas em casa não nos deixa apenas mal-acostumados e mimados 😬, mas também muda a forma como a sociedade se organiza. Moldando todo seu comportamento.

Você deve estar pensando que é um exagero da minha parte, eu sei. Mas não é não, malta. É assombroso mesmo. Pois.

Vamos mais a uma lista das jabuticabas! 🙃.

O Brasil é um dos poucos países do mundo onde executivos saem do trabalho às 9, 10, 11 horas da noite (se for publicitário, então, não volta sequer no mesmo dia).

Mas como trabalhar 14 horas por dia se não há quem cuide das crianças?

Em diversos outros países o horário do término do trabalho coincide com o término da escola das crianças, majoritariamente 5, 6 horas da tarde. O profissional larga a caneta e… pé na tábua buscar as crianças na escola e ir para casa cuidar, dar jantar, etc.

No Brasil já se pressupõe que há a empregada que dorme na casa dos patrões e cuidará da criança após a escola. E se você ousar não ter a empregada quem pode ficar sem emprego é você!

Ter empregada doméstica também tem um efeito colateral não muito desejável na educação das crianças – elas se acostumam a serem servidas!

Crescem no meio da mordomia e, por mais que ajudem em casa com as tarefas, sempre vão achar normal ter outra pessoa fazendo as coisas que elas deveriam estar fazendo.

E tudo isso vai criando um círculo vicioso que modela a sociedade, fazendo toda a gente achar que ser servido é normal e que há pessoas que servem e as que são servidas. Cada uma com seu lugar cativo nesse estádio.

Daí você, que conhece a realidade de outros países, me diz: ah, mas no restante do mundo as pessoas têm opções e elas podem se virar sem empregada! Verdade!

A questão é que eu tenho uma péssima notícia para vocês, malta.  Vai acabar esse negócio de empregada doméstica. Já está acabando no mundo e o Brasil está na fila de espera! Ao menos vai ser muito menos frequente do que é hoje.

Na cozinha

Usamos cebola e alho picados congelados que compramos no supermercado. Sem conservantes ou sal, igual ao que você faria em casa. É baratinho e ajuda imenso a fazer um almoço em 15 minutos.

Alho e cebola –  Comodidade que me ajuda a cozinhar todos os dias.

Congele feijão cozido ou use os de lata daqui, que não são maus!
Temperos prontos – quase não tem sal e sódio e não tem sabores tão artificiais como os que conhecia no Brasil. Ninguém precisa fazer tempero doméstico aqui!

Talhos – (Açougue no Brasil)

 Bom, em vez de explicar, veja as fotos, dispensam qualquer explicação.

todos os tipos de carnes em receitas feitas com ingredientes frescos e variados.

Carnes variadas

 

Todos os tipos de carnes em receitas feitas com ingredientes frescos e variados.

Várias opções de carnes

Todos os tipos de carnes em receitas feitas com ingredientes frescos e variados.

Legumes e verduras prontos e lavados- você compra preparados de legumes in natura prontinhos e ensacados para fazer sua sopa, salada, seu refogado ou picadinho. Sempre acessível, não são luxos!

Cuidados com a casa

Quem ainda passa roupa aí? Aqui em casa só se passa camisa social. Nada mais. É assim desde muito antes de me mudar para cá. Meu ferro de passar roupa (de engomar, aqui em Portugal) está na caixa há quase um ano e nunca peguei nele. Uma alegria, concordam? 😅

Lixinho do banheiro. Aqui como nos EUA e em outros países desenvolvidos, o saneamento urbano é feito para suportar papel higiênico. Papel sujo, canalização abaixo e lixeira limpa por muito mais tempo. Um descanso.

Máquina de lavar roupa lava tudo: tênis, tapete, flanela de limpeza, até roupa!

E se puder ter uma conta de energia um bocadinho mais cara, ainda seca a roupa, evitando o trabalho do estendal (varal).

Tanque. Tanque? Pra que? Pano de chão? Pare de sofrer agora! Aqui é esfregão e aquele balde que enxagua e seca o esfregão, poupando suas mãos e seu tempo!

Lembrando que todo mundo da família trabalha e divide as tarefas! Nada de sobrecarregar a mãe! 🙄

Arrumação de cama. No Brasil lavava toda semana, já em Portugal não ouso dizer a frequência aqui.

Outra : uso uma capa de edredon sem lençol.

No Brasil era lençol, colcha, cobertor e outra colcha. Aqui é o edredon. Ponto. Em um minuto, cama arrumada!

Vassoura, aqui, só para tirar as teias de aranha. Se limpa a casa com aspirador de pó. E de vez em quando, malta, ninguém quer ficar trancado em casa morando em Lisboa, fazendo faxina, não é mesmo?

Por falar nisso, a rua dos cafés aqui ao lado em Telheiras me espera e vou lá curtir meu tempo livre!

Até a próxima!

Por Fernanda Anders, Colunista VPDICAS

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.