O que é Freguesia, Concelho, Distrito?

Empresas passam a ter de assegurar salário igual para trabalho igual entre homens e mulheres
26 Fevereiro, 2019
As pessoas traficadas para Portugal como mercadoria e a equipa que as tenta salvar
27 Fevereiro, 2019
Divisão Política

Freguesia, Concelho, Distrito e regiões autónomas de Portugal

 

Actualmente, no que respeita às divisões de primeiro nível, apesar de a Constituição estabelecer que Portugal só se divide administrativamente em regiões autónomas e administrativas, coexistem ainda, principalmente no território de Portugal continental, várias divisões administrativas cujas áreas muitas vezes se sobrepõem às de outras divisões, provocando por vezes uma duplicação de serviços. Enquanto que nas ilhas as divisões administrativas de primeiro nível são somente as regiões autónomas, no continente encontram-se os distritos, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) — Norte; Centro; Lisboa e Vale do Tejo; Alentejo; Algarve —, as áreas metropolitanas, as comunidades intermunicipais, etc… O Estadocentral tem também, no território continental, várias direções regionais de ministérios intervindo em zonas diferentes. Há também unidades NUTS III e III, que abrangem todo o país, e que têm um significado meramente estatístico.

Por outro lado, em total contraste com a complexidade das divisões de primeiro nível, as divisões de segundo e terceiro níveis são bastante mais simples, sendo compostas respetivamente por 308 municípios (também chamados concelhos) e pelas 3092 freguesias em que esses se dividem.

 

Quando ouvimos alguém dizer onde vive ou um local que foi visitar, ouvimos muitas vezes falar de freguesia, concelho, distrito, regiões autónomas, mas qual é, realmente, a diferença entre eles?
Freguesia
Freguesia é a menor divisão administrativa em Portugal e no antigo Império Português, semelhante à paróquia civil dos outros países. Trata-se de subdivisões obrigatória dos concelhos/municípios, onde todos têm pelo menos uma freguesia(cujo território, no caso de uma, coincide com o do concelho). (Wikipédia).
Concelho
Um concelho é um conjunto de freguesias próximas umas das outras. Tal como a freguesia, o concelho também possui um orgão de poder: a Câmara Municipal, que é também representada por um presidente, o Presidente da Câmara.
Cada concelho tem, também, os seus símbolos: o brasão e a bandeira.
Distrito
Um distrito é um conjunto de concelhos próximos uns dos outros.
Portugal Continental está dividido em 18 distritos, e Lisboa (um desses distritos) é a capital de Portugal.
Regiões autónomas
Portugal é dividido em duas partes: uma parte continetal (Portugal Continetal) e uma parte insular (regiões autónomas).
As regiões autónomas são o Arquipélago dos Açores e o Arquipélago da Madeira.
O Arquipélago dos Açores é constituído por 9 ilhas divididas em três grupos: o grupo Ocidental constituído pelas ilhas do Corvo e das Flores; o grupo Central constituído pelas ilhas de S. Jorge, do Faial, do Pico, Graciosa e Terceira; e o grupo Oriental constituído pelas ilhas de S. Miguel e de Santa Maria.
O Arquipélago da Madeira é constituído por quatro ilhas: as ilhas da Madeira, de Porto Santo, Desertas e Selvagens.
Da mesma maneira que as freguesias e os concelhos, as regiões autónomas também têm símbolos que as representam: as bandeiras e os brasões.

Resumindo:

 

Freguesia como sendo um conjunto de lugares onde vivem as pessoas. Formadas por ruas ou bairros com moradias, praças, serviços de saúde, escolas.

Concelho como sendo maior que uma freguesia porque contém um conjunto de várias freguesias.

Distrito como sendo formado por vários concelhos.

.

O VPDICAS, no intuito de ajudar aos imigrantes na escolha das melhores freguesias, de acordo com seu perfil e necessidades, está cadastrando pessoas que tenham conhecimento empírico de sua própria Freguesia ou conjunto de Freguesias para que esses possam conduzir os novos moradores para a escolha e adaptação mais tranquila da Freguesia ideal para ele e sua família.  Se você for um “Expert em Freguesias”, entre em contacto conosco:

Contato@vpdicas.com

 

Fontes: Rever e Aprender/

e Wikipédia.

 

 

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.