Festival do Cavalo Lusitano do Oeste – Caldas da Rainha
5 Maio, 2018
Portugal 2020: Fique atento à ilusão do “dinheiro fácil”
18 Maio, 2018
empreenda em portugal
Parceiro VPDICAS/Empreendedorismo

 

Nas últimas semanas a VP Dicas avançou na construção das parcerias estratégicas que darão força à sua missão de facilitar a vida dos brasileiros que estão pensando em imigrar, imigrando ou já imigraram para Portugal.

Como parte da estratégia de auxiliar os empreendedores imigrantes, a VP Dicas desenvolveu uma parceria com a Soul Empreendedor, uma empresa com um histórico de apoio ao desenvolvimento de ideias e projetos empreendedores, que no Brasil estava ligada ao ecossistema empreendedor da Unicamp, em Campinas.

Seu fundador, Thiago Ribeiro, que se instalou nas Caldas da Rainha há cerca de um mês, nos auxiliou na candidatura da VP Dicas para o Concurso de Projetos do Oeste de Portugal e gostamos muito da sua metodologia e da sua clareza em traduzir nossas ideias num projeto conciso e factível de ser implementado.

Por isso, estamos abrindo a ele esse canal para que possa oferecer seus serviços e auxiliar nossa comunidade em seus projetos empreendedores.

Um pouco sobre a trajetória do Thiago Ribeiro

Thiago Ribeiro é formado em Publicidade e Propaganda pela PUCCAMP, com especialização em Gestão e Estratégia de Empresas e Mestrado em Desenvolvimento Econômico, ambos pela Unicamp.

Na Unicamp trabalhou como pesquisador no NESUR (Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional) e, desde 2012, se tornou professor convidado na disciplina de Plano de Negócios, obrigatória nos cursos de Gestão e Estratégia de Empresas e Economia Financeira e, em 2013, criou um Curso livre de Modelagem de Negócios Inovadores, todos oferecidos pela Escola de Extensão do Instituto de Economia da Unicamp.

Passou pelo governo e pelo terceiro setor, sempre envolvido com o fomento ao empreendedorismo e começou a empreender como consultor de negócios em 2010.

Desde 2012, se envolveu com empresas de tecnologia e se dedicou a desenvolver metodologias que ajudassem os empreendedores inovadores a tirar suas ideias do papel com maiores chances de sucesso.

Ao longo desse caminho, aliou seus conhecimentos e experiências prévias em economia, em comunicação e em gestão empresarial, com as novas disciplinas do marketing estratégico, do marketing digital, do design de serviços e da modelagem de negócios e hoje conta com um conjunto importante de competências que podem auxiliar os empreendedores em seus projetos.

Quem pode ser auxiliado e como ele pode te auxiliar

Pensando no perfil e nas necessidades dos empreendedores da comunidade VP Dicas, Thiago Ribeiro, desenhou um conjunto de serviços que podem te auxiliar nos projetos que você deseja implementar em Portugal.

Planejamento Pessoal

Para quem está pensando em empreender em Portugal, mas ainda não tem uma ideia clara do que deseja fazer.

SAIBA MAIS.

Elaboração de Projetos

Para quem já sabe o que quer fazer, mas precisa de ajuda para colocar essas ideias no papel e elaborar um projeto que possa ser executado.

SAIBA MAIS.

Modelagem de Negócios

Para quem tem uma ideia inovadora e precisa de ajuda para transformá-la em um negócio que seja, ao mesmo tempo, atrativo para os segmentos de clientes, factível de ser implementado e economicamente viável.

SAIBA MAIS.

Desenvolvimento de Mercado

Para quem já tem uma empresa estabelecida no Brasil e acredita que o modelo possa ser replicado em Portugal, ou pensa em transferir sua produção para cá, ou ainda pensa em exportar ou atender o mercado português de alguma forma.

SAIBA MAIS.

Crie suas oportunidades e prospere em Portugal

Portugal precisa de empreendedores brasileiros e está se esforçando para que isso se torne uma realidade, mas isso não significa que as coisas sejam fáceis por aqui.

Há ainda pouco conhecimento por parte das autoridades locais acerca das novas leis que foram criadas com esse objetivo e, assim como no Brasil, em muitos casos, nos deparamos com a falta de vontade dos servidores públicos em nos ajudar.

A cultura é diferente, assim como o comportamento dos segmentos de clientes e ainda há uma certa desconfiança dos portugueses em relação às nossas intenções, especialmente no campo dos negócios.

Para prosperarmos aqui, teremos que criar nossas oportunidades e, para que isso ocorra, precisaremos nos unir e nos ajudar, por isso a VP Dicas segue na construção de parcerias estratégicas e no fomento de uma comunidade forte que possa se ajudar mutuamente.

Seja bem-vindo à Portugal e conte com a VP Dicas para lhe ajudar nessa mudança.

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.