DÚVIDAS – COMO ESTUDAR EM PORTUGAL

Portugal Escondido – Regiões
21 Agosto, 2018
Programa Bolsas Pós-doutoramento, pela primeira vez em Portugal
24 Agosto, 2018
Educação

 

ESTUDAR EM PORTUGAL 

PRINCIPAIS DÚVIDAS 

Como o interesse no assunto sobre estudos em Portugal cresce a cada dia, disponibilizamos respostas a algumas questões básicas, quem desejar obter mais informações, é só entrar em contato conosco.

• Quando inicia o ano letivo em Portugal?

O início do ano letivo em Portugal (assim como no resto da Europa) inicia sempre em meados de setembro. O primeiro semestre vai de setembro a janeiro e o segundo semestre de fevereiro a junho. As férias de verão em Portugal vão entre julho e setembro.

• Existe a possibilidade de iniciar os estudos em fevereiro?

São raras as Universidades que abrem os processos para início em fevereiro. Nós temos a possibilidade de início em fevereiro (segundo semestre europeu) só em Lisboa tanto para graduação como para mestrado.

• Quando posso me candidatar para cursos de Graduação/Mestrado?

Os processos de candidaturas e matriculas variam de universidade para universidade.
Normalmente as 1º fases para candidaturas iniciam em janeiro e acabam em março, seguindo para a 2º e 3º fases. Existem Universidades que oferecem até 6 fases, conforme a disponibilidade das vagas.

• Quais são as vias de ingresso nas Universidades Portuguesas?
Para iniciar uma graduação, é necessário que o candidato faça uma prova de ingresso, onde as matérias são definidas de acordo com o curso e instituição escolhidos.

• As Universidades Portuguesas aceitam a nota do ENEM como via de ingresso?

Sim, se você fez a prova do ENEM a partir de 2015, poderá se candidatar.

• Posso transferir meu curso superior do Brasil para Portugal?

Sim, se você e trancou sua matrícula, pode fazer a transferência de Curso/Instituição para Portugal (Em certas situações as universidades pedem para fazer a prova de ingresso).

• Como funciona o ingresso para cursos de Mestrado?

Se você deseja cursar um Mestrado precisa fazer a sua candidatura para que a universidade analise seus documentos e históricos acadêmicos para definirem se será aceite ou não.

• Existe a possibilidade de ganhar uma bolsa de estudo no curso de Mestrado?

Algumas universidades dão bolsa de estudo para mestrado de 50%, mas quem decide é a universidade e eles avaliam sua média no seu histórico. Normalmente os estudantes brasileiros tem que ter condições próprias para cursar o primeiro ano e participar do processo de bolsa no segundo ano.

• Os documentos a serem entregues na etapa de candidatura são iguais para todas as Universidades?

As Instituições de Ensino Superior são autônomas, ou seja, elas têm suas condições específicas de ingresso e funcionamento dos ciclos de estudos, planos de estudos, os regimes de procedências e de avaliação, creditação da formação, prazos de emissão de documentação acadêmica, alteração de horários e regimes de funcionamento ou prazos de resposta aos requerimentos efetuados etc.

• Posso levar minha família durante o período de estudo?

A aprovação na Graduação/Mestrado/Doutorado em Portugal garante ao estudante um visto de residência válido durante todo o curso. O visto de residência permite trabalhar legalmente e também solicitar um visto equivalente para marido/esposa e/ou filhos através do pedido de reagrupamento familiar.

Quais são os serviços oferecidos pela NB Intercâmbio juntamente com a VP Dicas?

A NB Intercâmbio parceira do VP Dicas é composta por uma equipe especializada em intermediar a admissão de candidatos em instituições Públicas/Privadas Portuguesas, seja através de colocação universitária em níveis de Graduação, Mestrado ou Doutorado. Nós cuidamos de toda a parte burocrática durante a candidatura e matrícula do estudante (incluindo encaminhamento a assistência para obtenção do visto de estudante) e guiamos o estudante em todo o processo, até a chegada em Portugal.

Maiores Informações:

Entre em contato para mais informações:
e-mail: nbintercambio@vpdicas.com

Whatsapp: +351 913687035
Facebook: https://www.facebook.com/nbintercambio/
https://www.facebook.com/vivendoportugaldicas/

Site: www.vpdicas.com
www.nbintercambio.pt

* Lembre-se de avisar ao seu consultor que veio através do VP Dicas e ganhe um desconto.

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.