Programa Bolsas Pós-doutoramento, pela primeira vez em Portugal

DÚVIDAS – COMO ESTUDAR EM PORTUGAL
22 Agosto, 2018
Caça de Carreira TALLINN 2018
25 Agosto, 2018
Educação

Programa Bolsas Pós-doutoramento

Abriu no dia 12 de julho, pela primeira vez em Portugal, o período de candidaturas a bolsas de pós-doutoramento do programa Junior Leader “la Caixa”, da Fundação “la Caixa”.

O programa destina-se à contratação de investigadores de excelência, de qualquer nacionalidade, que desejem continuar a sua carreira de investigação em território espanhol ou português.

Promovido pela Fundação ”la Caixa”, este programa tem como objetivo fomentar a investigação inovadora e de alta qualidade e apoiar os melhores talentos científicos, oferecendo-lhes um ambiente atraente e competitivo no qual poderão realizar uma investigação de excelência. Pretende ainda consolidar as competências de investigação e fomentar a carreira científica independente como opção de futuro profissional.

O programa tem duas modalidades distintas:

Júnior Leader “la Caixa” – Incoming: Atribui 22 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades, que nos últimos três anos tenham residido em Portugal ou Espanha menos de 12 meses, aos quais se oferece um contrato laboral de 3 anos para a realização de um projeto de investigação nos centros certificados com as distinções Severo Ochoa ou María de Maeztu, Institutos de Investigação Sanitária Carlos III e centros avaliados como excelentes e excecionais pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. As candidaturas deverão ser feitas para um centro de investigação ou universidade de um país diferente do país de residência do candidato.

Júnior Leader “la Caixa” – Retaining: Atribui 11 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades, que nos últimos três anos tenham residido em Portugal ou Espanha mais de 12 meses, para realizar a sua atividade de investigação em qualquer universidade ou centro de investigação de Portugal ou Espanha:

– Os investigadores do programa Júnior Leader “la Caixa” dispõem de um contrato de três anos de acordo com a legislação laboral em vigor em Espanha, de acordo com as disposições em matéria de saúde e segurança laboral e de segurança social, com acesso aos recursos, equipas e instalações apropriados.

– O Programa de Bolsas Júnior Leader da Fundação “la Caixa” pretende contribuir para internacionalizar o sistema de investigação com a atração de talentos internacionais através da modalidade Incoming. A modalidade Retaining tem como objetivo contribuir para a retenção de talentos.

A investigação efetuada no âmbito do programa Júnior Leader “la Caixa” deve cumprir os princípios éticos da União Europeia e a legislação nacional e internacional aplicável nesta matéria, bem como a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e o Convénio Europeu de Direitos Humanos.

O período de candidaturas decorre entre 12 de julho e 26 de Setembro e os candidatos deverão ter obtido o título de doutor num prazo de dois a sete anos antes da data de encerramento da convocatória.

Cada bolsa de investigação pode atingir uma dotação máxima de €305.100 e a duração máxima é de três anos. As candidaturas podem ser efetuadas em: www.juniorleaderlacaixa.pt

Dúvidas, orientações, Assessoria Estudantil, entre em contacto com nossa equipa:

nbintercambio@vpdicas.com

SOBRE A “LA CAIXA”

A Fundação “la Caixa” é uma organização sem fins lucrativos que, desde o início do século XX, trabalha todos os dias para conseguir uma sociedade mais igualitária para todos os grupos sociais. Uma organização que gere projetos em diferentes áreas tão importantes para o desenvolvimento de uma sociedade, como a ciência, a cultura, a educação ou a investigação.

Em 2017, a Fundação “la Caixa” chega a Portugal para implementar, em conjunto com o BPI, a ação social em vários projetos destinados a ajudar as pessoas que mais precisam.

Fonte:
bancobpi.pt

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.