Eu disse: “não vai ser fácil, vou ter que fazer renúncias importantes, deixar toda uma história construída, serei uma anônima, uma estranha, uma estrangeira.
Terei que adaptar-me à nova cultura, terei que ensinar ou inspirar minha família à também compreender a nova cultura de Portugal.
Vou reforçar meu caixa, terei que fazer uma reserva financeira para eu e minha família nos mantermos no primeiro ano, pelo menos.
Terei que esperar com paciência o período de marcações no SEF…
Vou tentar compreender a origem da palavra preconceito para não ser reativa se eu for passar por situações constrangedoras. Eu darei bons motivos para ser bem tratada e vou integrar-me na comunidade local, terra dos meus antepassados.
Jamais irei renegar minhas origens ou deixar de amar o gigante Brasil, minha terra natal. Irei certamente, amar e contribuir com o país escolhido para viver!
Nada poderá me abalar!
Vou manter a minha família unida e focada, fazer as comidinhas que gostamos e aprender à fazer um bacalhau! Vai dar certo porque estaremos juntos e seguros”! 🙌
(Ivete Quintela)
Precisando de ajuda para seu planejamento e direcionamento? Temos os melhores parceiros para prestar todos os tipos de serviços e te ajudar na adaptação. Conte conosco!
contato@vpdicas.com