Construir ou reabilitar? Autarquias querem casas novas, Governo aposta na recuperação

Não dá mais, Brasil!
26 Fevereiro, 2018
Toquinho comemora 50 anos de carreira com dois concertos únicos em Portugal
27 Fevereiro, 2018
Mercado Imobiliário

Há mais de 25.000 famílias portuguesas com necessidades de realojamento.

 

Autor: Redação Idealista

As autarquias querem construir casas novas para quase 7.000 famílias, que correspondem a quase 25% do universo total a necessitar de ser realojado. Mas o Governo já veio dizer que a construção nova será só para situações excecionais. As famílias devem ser realojadas em casas devolutas, adquiridas ou recuperadas para o efeito.

A solução para os problemas de habitação, dizem as autarquias, é construir casas novas. Quer isto dizer que 7.000 novas casas serviriam quase 25% do universo total que precisa de ser realojado, segundo o Jornal de Negócios. Mas o Governo defende  que o melhor será apostar na reabilitação e esgotar antes disso – da construção nova – todas as possibilidades de realojamento. Assim, as famílias devem ser realojadas em casas devolutas, adquiridas ou recuperadas.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) avaliou o custo total da construção destas novas casas, que poderia ascender a 1.700 milhões de euros. A secretária de Estado da Habitação disse, no entanto, que a resolução dos problemas de habitação demora tempo. “A habitação não é algo a que se junta água e já está. Implica tempo”, defendeu Ana Pinho, citada pela publicação.

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.