“Os brasileiros vão acabar com Portugal!”

Portugal Pelos Brasileiros: história do Eduardo
8 Janeiro, 2018
Consumo de tabaco em Portugal
8 Janeiro, 2018

VPDICAS – OPINIÃO

  1. “Os brasileiros vão acabar com Portugal!”

Respondendo à um membro do nosso Grupo do Facebook, Vivendo Portugal Dicas – VPDICAS, que fez essa afirmação em um Post. E em nome dos membros e de muitos brasileiros, me senti incomodada com tal afirmação:

Creio que esse tipo de comentário não cabe no nosso Grupo e nem tampouco aos demais brasileiros. As pessoas que cá estão nesse espaço, e estão imigrando para Portugal, não querem ir ilegais, não estão vindo sem foco, ao contrário, estão buscando informações para embasar seus planejamentos e também colaborar, trocando informações. O tal comentário “bem humorado” denota algo que nós abominamos, que é “brasileiro desmerecendo brasileiro”. Se você for à Portugal verá algo que os diferenciam dos brasileiros: o orgulho de sua gente, de sua terra, cultura, história e valores. Portugueses não tem mazelas? Sim, eles tem, mas acima de suas mazelas existe o patriotismo, a dignidade. Isso nós temos que aprender com eles.

Amo meu Brasil, e mesmo imigrando para qualquer lugar do mundo, levarei minha “brasilidade”, que é minha cultura, meus valores, a saudade… Se estou à imigrar é porque já não encontro ambiente seguro e saudável no meu país, nesse momento. Mas as coisas são cíclicas, hoje vou para Portugal por vários motivos, e quem sabe amanhã eu retorne à minha pátria por algum desses mesmos motivos!

Esse Grupo tem como missão quebrar esse tabu de que “brasileiro destrói tudo por onde passa’, de sermos oportunistas, que achamos orgânico o famoso “jeitinho”… de que não nos ajudamos!

Não é verdade, o perfil desse Grupo é formado por pessoas honestas, trabalhadoras, alegres, ousadas, organizadas, que abominam o “jeitinho”! Vamos (ou chegamos) com a ideia de oferecer aos anfitriões, em troca da segurança e qualidade de vida, a nossa contribuição ao crescimento econômico, social, cultural e humano!

Utopia? Claro que não! A maioria dos que estão aqui nesse espaço são pessoas de bem, aposentados, empresários, pessoas simples, eruditos, profissionais liberais, estudantes, gente “do bem”… nós estamos indignados e não concordamos com a insegurança no Brasil, com a bagunça, com a corrupção, com o descaso, com o “jeitinho”!

Esse espaço tem como essência, querer uma nova oportunidade de viver com dignidade, e está pagando um preço enorme por isso. Temos ambição de fazermos uma mudança total desse paradigma de que “brasileiro onde chega estraga tudo”. Estamos aqui no VPDICAS fazendo nossa parte, um colaborando com o outro, nenhuma patente é maior que nossa humanidade e dignidade.

Nós não iremos acabar com Portugal, nós iremos colaborar com seu desenvolvimento!

Aprendi a amar Portugal, e sempre amarei meu Brasil!

Por Ivete Quintela

Texto disponível no LinkedIn, também na nossa Fanpage do Facebook. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=901226690019946&substory_index=0&id=820412294768053

#vpdicas #vivendoportugaldicas #portugal

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *