Mais de 16 mil imigrantes regularizados em Portugal em 2018

União de freguesias promove projeto de inclusão de estrangeiros nas Caldas da Rainha
15 Abril, 2019
Peso de desempregados licenciados bate recorde de 25,5% do total
15 Abril, 2019
Imigração.

Regularizaram-se cinco vezes mais trabalhadores imigrantes em 2018, a maioria deles brasileiros. Trata-se de um reflexo das alterações às regras, que simplificaram o processo.

O SEF explicou que a maioria dos imigrantes com a situação regularizada no último ano são oriundos do Brasil

O número de trabalhadores estrangeiros que regularizaram a sua situação em Portugal cresceu perto de cinco vezes entre 2017 e 2018, noticia este domingo o Público. Em 2017, tinha havido 3.500 imigrantes a regularizar a situação migratória. Já em 2018 foram 16.517 — e a maioria são brasileiros.

Por Mário Cruz, Lusa
14/4/2019

Este aumento é um reflexo das alteraçõesfeitas em 2018 no processo de legalização dos estrangeiros que venham para Portugal trabalhar. Na altura, o Governo admitia a necessidade de atrair imigrantes para áreas qualificadas, prevendo a regularização da situação de todos os imigrantes que já estivessem inseridos no mercado de trabalho há, pelo menos, um ano.

A grande mudança foi a simplificação das regras, que teve como objetivo “agilizar, desburocratizar e flexibilização dos procedimentos de pedidos de visto no estrangeiro”, disse na altura o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Uma das principais alterações foi a possibilidade de agendar a entrevista com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) pela via digital e em qualquer posto do país. Antes, esta tinha de ser agendada em território nacional e no posto da área de residência. Esta medida permitiu libertar os postos do SEF das grandes cidades e acelerar os processos.

De acordo com o Público, que cita fonte do SEF, o aumento do número de imigrantes com a situação regularizada representa um “esforço” realizado pelo Estado português na “regularização de imigrantes que se encontram integrados no mercado de trabalho português”. Embora sem avançar números concretos, o SEF explica também que a maioria dos imigrantes com a situação regularizada no último ano são oriundos do Brasil.

Fonte:

Mais de 16 mil imigrantes regularizados em Portugal em 2018

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.