As cidades Portuguesas que tem os menores índices de crimes podem ser consideradas também as mais tranquilas para viver!
A Pordata fornece dados estatísticos de Portugal, e onde o VPDICAS foi buscar informações reais e atuais para saber quais as 10 cidades que figuram com menos violência no país, onde são medidas pelo número de crimes que aconteceram nas cidades portuguesas (assaltos, furtos, etc), e sendo considerado para esse estudo, à cada 1.000 habitantes.
Portanto, essas 10 dessas cidades abaixo são consideradas as mais tranquilas para bem viver em Portugal. Destaque absoluto para Torres Novas, que é a cidade com menor número de crimes em Portugal, ocupando a distinta e última colocação de 146° posição no ranking das mais violentas do país, seguida das outras nove cidades abaixo rankeadas (ordem decrescente).
São elas:
10° Lugar Alter do Chão
Ocupando a 137° Posição
Alter do Chão é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Portalegre, à região do Alentejo e à sub-região do Alto Alentejo, com :
N.º de freguesias: 4
Distrito: Portalegre
População: 3 562 hab
9° Lugar – Oeiras
Ocupando a 138° posição
Oeiras é um concelho português da Grande Lisboa. O pequeno concelho de Oeiras, com apenas 45,88 km², é o 5.º mais densamente povoado de Portugal, com 173 149 habitantes. Situa-se na zona mais atlântica do Estuário do Tejo, na margem direita, em redor de uma pequena baía da Costa de Lisboa
8° Lugar – Velas
Ocupando a 139° posição
Velas é uma vila portuguesa na ilha de São Jorge, Região Autónoma dos Açores, com cerca de 1 985 habitantes. É sede de um município com 119,08 km² de área e 5 398 habitantes, subdividido em 6 freguesias.
7° Lugar – Fundão
Ocupando a 140 posição
O Fundão é uma cidade portuguesa no distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região do Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 8 750 habitantes. É sede de um município com 700,20 km² de área e 29 213 habitantes, subdividido em 23 freguesias.
6° Lugar – Caldas da Rainha
Ocupando a 141° posição
Caldas da Rainha é uma cidade portuguesa com 30 343 habitantes no seu perímetro urbano e em torno de 52.000 habitantes em todo o Conselho. É uma cidade do distrito de Leiria, situada na província da Estremadura e integrando a Comunidade Intermunicipal do Oeste na região do Centro. (Sede do VPDICAS)
5° Lugar – Vila Franca de Xira
Ocupando a 142° posição
Vila Franca de Xira é um município português no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa. Fica situada na província tradicional do Ribatejo. É sede de um concelho com 318,19 km² de área e 136 886 habitantes, subdividido em 6 freguesias.
4° Lugar – Góis
Ocupando a 143° posição
Góis é uma vila portuguesa do distrito de Coimbra, na província histórica da Beira Litoral, região do Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com menos de 2 000 habitantes, e banhada pelo rio Ceira. É sede de um município com 263,30 km² de área e 4 260 habitantes, subdividido em 4 freguesias.
3° Lugar – Alvito
Ocupando a 144° posição
Alvito é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com cerca de 1 250 habitantes. É sede de um município com 264,85 km² de área e 2 504 habitantes, subdividido em 2 freguesias.
Distrito: Distrito de Beja
2° Lugar -Seixal
Ocupando a 145° posição
O Seixal é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 31 600 habitantes. É sede de um município com 95,50 km² de área, subdividido em 4 freguesias. Com 184 269 habitantes, é um dos oito concelhos mais populosos de Portugal
1° Lugar – Torres Novas
Ocupando a 146° posição
Torres Novas é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na província do Ribatejo, região do Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 36.716 habitantes. É sede de um município com 270 km² de área e 36 338 habitantes, subdividido em 10 freguesias.
Distrito: Distrito de Santarém
Sugerimos que sigam o link do Pordata para conhecer inclusive, as cidades que estão configurando como as mais violentas de Portugal, mas adiantamos que as três primeiras cidades são:
Albufeira é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de 40 000 habitantes. É sede de um município com 140,66 km² de área e 40.828 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias.
Criminalidade: 8.35 crimes por mil habitantes
Lisboa, capital portuguesa, é a cidade mais populosa de Portugal. É ainda a capital mais a ocidente do continente europeu na costa atlântica. Tem uma população de 547.733 mil habitantes (2011), dentro dos seus limites administrativos.
Criminalidade: 7.42 crimes por mil habitantes
Porto é a segunda cidade e o quarto município mais populoso de Portugal, situada no noroeste do país e capital da Área Metropolitana do Porto, da região Norte e do Distrito do Porto. A cidade é considerada uma cidade global gama.
A Pordata é uma base de dados sobre Portugal contemporâneo com estatísticas oficiais e certificadas sobre o país e a Europa, dividida num amplo conjunto de temas como a população, educação, saúde, entre outros. Esta está disponível para todos os cidadãos, é gratuita, de informação rigorosa e isenta. Toda a sua informação provém de entidades oficiais, tais como o Instituto Nacional de Estatística ou o Eurostat.
Nossa dica para quem está procurando um lugar para viver e estabelecer negócios em Portugal, é que façam vossas pesquisas levando em consideração dados de fontes oficiais, e se possível, visitar as cidades escolhidas antes de tomar qualquer decisão. Outra dica é a de não levarem em consideração somente o que vos falam meramente através de vídeos ou artigos como esse, pesquisem muito e em fonte confiáveis, como nós fazemos, pois sempre mostramos a fonte para que possam chegar à vossas próprias conclusões. Mas precisando de mais pesquisas de mercado, temos os melhores e mais confiáveis parceiros para ajudar-lhes na análise técnica de cenário para seu planejamento pessoal e empresarial. contato@vpdicas.com
Albufeira é um lugar belíssimo, e é um dos lugares preferidos para as férias de Verão de toda a Europa, onde a população é flutuante devido as estações. Como na época de férias a cidade fica muito cheia de Turistas, proporcionalmente aumentam significativamente o número de “furtos de carteiras e malas” (bolsas), lembrando que isso é recorrente à todos os lugares do mundo que tem cidades turísticas. Nessas três cidades citadas, andamos à qualquer hora do dia ou da noite com celular à mão e nos sentimos seguros. A mesma sensação de liberdade podemos experimentar em Lisboa e no Porto. Temos algum cuidado em espaços públicos como o metro (metrô) pois pode ocorrer furtos também de carteiras pelos mesmos motivos já citados.
Se essas três cidades são “as mais violentas do país”, e são maravilhosas, imaginem como são o restante das cidades portuguesas!
Fotos: @vpdicas
Fonte Pordata.pt/Municipios/Crimes
Fonte cidades: Wikipédia