Mais de um milhão de turistas visitaram Portugal em janeiro

IRS – As isenções no IVA
8 Março, 2018
Autocaravana de projeto de combate à Hepatite foi alvo de furto no Porto
19 Março, 2018
Alojamento Local

Um recorde!

Dados do INE mostram uma desaceleração do crescimento mas os números continuam a quebrar recordes. Procura por parte dos residentes está a compensar menor crescimento do turismo estrangeiro.

MÁRIO CRUZ/LUSA

O setor do turismo continua a bater recordes mas começou o ano de 2018 com o menor crescimento dos últimos quatro anos, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados esta quinta-feira. Pela primeira vez num mês de janeiro, houve mais de um milhão de visitantes (o que corresponde a 2,5 milhões de dormidas). Os dados são relativos ao setor da hotelaria, em vários segmentos, e mostram que o mercado interno está a ter cada vez mais importância.

“Os estabelecimentos hoteleiros e similares registaram 1,0 milhões de hóspedes e 2,5 milhões de dormidas em janeiro de 2018, correspondendo a variações de +3,7% e +5,1% (+11,5% e +10,0% em dezembro, respetivamente)”, indica o INE, acrescentando que “as dormidas do mercado interno aumentaram 7,0% (+12,2% no mês anterior) e as dos mercados externos cresceram 4,3% (+8,7% em dezembro)”.

O gráfico do INE com as taxas de variação homóloga mostra como o mercado interno está a ter cada vez maior importância — contribuindo com cerca de 765 mil dormidas –, ao mesmo tempo que se nota uma desaceleração do mercado externo.

Os dados do INE para o mercado externo mostram, também, que está a notar-se um crescimento superior a 50% nas visitas por parte de turistas vindos da Suécia. “São também de destacar as evoluções dos mercados norte-americano (+22,0%) e brasileiro (+15,3%)”, acrescenta o INE. Pela negativa, os britânicos estão a vir menos a Portugal, uma tendência que já se arrasta há vários meses, e recuou 7,2% em janeiro.

Os números de alemães e espanhóis caíram mas depois de subidas nos últimos meses — o inverso aconteceu com o mercado francês, que cresceu 16,3% depois de uma pequena queda em dezembro.

No ano passado, o turismo português registou máximos históricos com mais de 20 milhões de turistas a visitarem o território ao longo de todo o ano (o que foi um crescimento de 8,9% face a 2016).

Fonte: https://observador.pt/2018/03/15/mais-de-um-milhao-de-turistas-visitaram-portugal-em-janeiro-um-recorde/

 

 

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.