Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Ir a pé até Santiago: o caminho português já movimenta 81 mil peregrinos
18 Fevereiro, 2019
Empresas passam a ter de assegurar salário igual para trabalho igual entre homens e mulheres
26 Fevereiro, 2019
Sociedade

A medida está integrada nas regras do incentivo pela introdução no consumo de veículos de baixas emissões que serão conhecidas em breve.

 Por Filipa Matias Pereira

Deverão ser conhecidas em breve as novas regras do incentivo pela introdução no consumo de veículos de baixas emissões. Em declarações à RTP, o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes, adiantou que o “Estado vai ajudar na compra de mil bicicletas elétricas dando 250 euros para cada uma”. O incentivo será distribuído por ordem de chegada de cada candidatura.

Para ser aplicado este incentivo, há uma regra que deve ser observada, nomeadamente a existência de “fatura que deve incluir uma documentação anexa por parte do vendedor declarando que a bicicleta não se destina ao desporto; do tipo montanha ou de suspensão integral”.

O objetivo, clarificou ainda o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, “é apoiar apenas as bicicletas de utilização urbana e citadina que se destinam a viagens mais frequentes”.

As bicicletas juntam-se assim às motos e aos carros naquele que é o aumento da verba que o Executivo destina à compra de veículos elétricos, num total de 3 milhões de euros.

A dotação por veículo para particulares, refere a RTP, “aumenta, subindo para os três mil euros”. Já para as empresas “mantém-se nos 2.250 euros por veículo, mas para o máximo de quatro e não de cinco como até agora”.

Para lá disso, são considerados neste cenário os veículos “com o preço inferior a 62.500 mil euros”. Acima deste valor, reforçou José Gomes Mendes, “já não são veículos utilitários, mas sim de valor mais elevado. E face à limitação, por definição, das verbas para este efeito, entendemos que é preferível canalizá-las mais para veículos de custo mais baixo”.

Fonte:

noticiasaominuto.com

vpdicas
vpdicas
Somos um equipa de profissionais luso brasileiros com o propósito de oferecer dicas, apoio e networking aos que desejam conhecer, viver empreender e investir em Portugal, especialmente no Centro do país.